ISSN 2182-3200

 sport lisboa e benfica: boletim oficial [1927]
 

 

Depois da importante vitória sobre o Leverkusen, que deixa a eliminatória da Liga Europa bem encaminhada para o Benfica, colocamos hoje em linha o Sport Lisboa e Benfica: boletim oficial, um dos mais antigos jornais clubísticos portugueses. Fundado em Março de 1927, pretendia estabelecer um contato mais íntimo com a massa associativa do clube lisboeta, divulgando nas suas páginas os resultados da equipa de “football” do Benfica, em plano de destaque, mas também das restantes atividades desportivas do SLB, no “water-polo”, atletismo, ciclismo, “basket-ball”, natação, “hockey”, e no rugby. É também uma fonte importante para a história do Benfica, reunindo informações preciosas sobre o funcionamento do clube, as suas delegações “espalhadas pelo Continente e além-mar, em terras de África”, entre outros dados. O boletim teve como secretário de redação Manuel C. Afonso, funcionava na Rua Capelo, 5, e era composto e impresso na tipografia Americana, na Rua da Horta Seca, 48, em Lisboa. Dos 11 números que saíram disponibilizamos apenas os 3 primeiros (acessíveis aqui), os únicos que constam da coleção da Hemeroteca Municipal, pelo que solicitamos colaboração no sentido de completarmos as existências do Sport Lisboa e Benfica na Hemeroteca Digital…

   

PROJETO - NO CINQUENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DA REVISTA O TEMPO
O TEMPO E O MODO 50 ANOS DEPOIS (1963-2013) | MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

Em 2013 celebram-se 50 anos sobre aquele primeiro número de “O Tempo e o Modo”, publicado em janeiro de 1963. Um grupo de cinco percursores – António Alçada Baptista, João Bénard da Costa, Pedro Tamen, Nuno de Bragança, Alberto Vaz da Silva, Mário Murteira – católicos de percursos vários, concretizaram o projeto. O número um de “O Tempo e o Modo” seria profético, pelos artigos assinados de Alçada Baptista, Mário Soares, Jorge Sampaio. Ao longo dos meses, seguiram-se páginas exemplares para a abertura de horizontes de liberdade, diversidade e a diferença, a discussão e o diálogo. Para um olhar sobre as grandes questões do século XX e a consciência da liberdade desejada. Um olhar sobre os temas que inquietavam o mundo, em definitivas mudanças.

Data: até 16 de março de 2013
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

CONFERÊNCIA
"O TEMPO E O MODO": REVISTA DE PENSAMENTO E ACÇÃO (1963-1977)
Por Guilherme de Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura)

Data: 19 de junho de 2003, 18:00 h
Local: Biblioteca Museu República e Resistência - Espaço Cidade Universitária

CONTEÚDOS DIGITAIS
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/OTempoeoModo/OTempoeoModo.htm

EFEMÉRIDES
O CARNAVAL NA OBRA HUMORÍSTICA DE RAFAEL BORDALO PINHEIRO
Apontamento expositivo.

Data: até 16 de março de 2013
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

COMUNIDADE DE LEITORES
5.ª edição: Arte e Literatura
1.ª sessão
Garrett e outros Contos (2007), de José Augusto França. Moderação por Rita Correia.

Sinopse: o autor convida-nos, leitores que somos e, simultaneamente, fascina-nos ao escrever: "queira o leitor mais ler os outros contos do volume que são, como os dos volumes anteriores, de vidas, de amores e de desamores, convívios, costumes literários, políticos, variadíssimos (...)"

Data: 19 de fevereiro de 2013, 17.30h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
“O Regicídio de 1908 - Os três Tiros que Abalaram a Monarquia” – Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe Visita gratuita mediante marcação prévia.

Data: 22 de fevereiro de 2013, 14.30-17.00 h
Ponto de encontro: porta do Café Gelo
Público alvo: público geral.


Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Público geral: 25 de fevereiro de 2013, 11:00 h
Escolas do Ensino Básico (2.º e 3.º ciclos) e do Ensino Secundário; Professores: 2.ª a 6.ª feira, mediante marcação

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objetivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a coleção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail:
hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

 

Mais informações aqui.