ISSN 2182-3200

ACÇÃO REALISTA [1924-1926]

Publicada em Lisboa, entre 22 de Maio de 1924 e Outubro de 1926, procurou ser na opinião pública da época a “revista periódica transmissora dos juízos” da Acção Realista Portuguesa - agremiação monárquica tradicionalista, independente da Causa Monárquica (embora apoiasse o deposto rei D. Manuel II), que pretendia a restauração da Monarquia, mas de “uma Monarquia isenta de vícios republicanos”, como escrevia na apresentação do novo título. O outro órgão legítimo e permanente da ACP foi o diário da tarde Acção Realista, igualmente publicado em Lisboa, de 15 de Abril a 18 de Agosto de 1926. A revista Acção Realista foi dirigida por Ernesto Gonçalves (1896-1982), na qualidade de redactor principal, e deu à estampa 32 números, agrupados em 3 séries, agora digitalizados (a partir de microfilme de original da Biblioteca Dulce Ferrão) e disponíveis em linha na Hemeroteca Digital, aqui.

 

 

Mostras Bibliográficas

REVISTAS PORTUGUESAS - HISTÓRIA & ACTUALIDADE
REVISTAS DE ARQUITECTURA E URBANISMO NA COLECÇÃO DA hEMEROTECA mUNICIPAL DE lISBOA

Mostra de 21 revistas de arquitectura e urbanismo, integrada no projecto Revistas Portuguesas - História & Actualidade: revistas de arquitectura e urbanismo, que tem por objectivo estudar e divulgar as revistas portuguesas publicadas nos séculos XIX e XX, com abordagens temáticas e diacrónicas, promovendo essencialmente as colecções e os serviços da HML.

Data: até 30 de Abril de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

efemérides

TITANIC (1912-2012): IMPACTO NA IMPRENSA DA ÉPOCA
Apontamento expositivo. Aceda ao dossier digital aqui.

Data: até 30 de Abril de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

23 de abril, dia mundial do livro

jornada portas abertas
Das 13.00 às 20.00 horas.
Oferta de duplicados de livros e revistas.

comunidade de leitores
1.ª sessão: O Livro de Cesário Verde
Colóquio com António Valdemar (jornalista e Presidente da Escola Superior de Belas Artes), debate e poesia dita por Jorge Trigo de O Livro de Cesário Verde (1.ª ed. 1887), o "poeta de Lisboa". Uma realidade de desenvolvimento capitalista/"fontista" (1871-1877), numa Lisboa que se altera com a imigração para a cidade, a emigração para o Brasil, e a crise económica de 1876, que inicia a alternância do poder partidário até ao fim da Monarquia Portuguesa. (Inclui café e bolinhos)

Data: 23 de Abril de 2012, 17.00 horas
Público alvo: Público em geral
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas

as ruas têm nome: ler a toponímia
Visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 27 de Abril de 2012, às 14.30 horas
Público alvo: público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa


Visitas sujeitas a marcação prévia; mínimo de participantes: 5.


Inscrições prévias  e pedido de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

visitas DE ESTUDO

Ao encontro da hemeroteca de lisboa
Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar. Sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: Escolas do ensino básico (2.º/3.º Ciclos) e do ensino secundário; professores; pais, estudantes do ensino superior e profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação.

Inscrições prévias  e pedido de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

ATELIERS

na hemeroteca: encontro com o texto jornalístico
Actividade que tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca.

Data: 2.ª feiras, entre as 10.00 e as 12:30 horas
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Inscrições prévias  e pedido de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
 

Mais informações aqui.