ISSN 2182-3200

O OCCIDENTE: REVISTA ILLUSTRADA DE PORTUGAL E DO ESTRANGEIRO [1878-1915]

Completamos a colecção digital desta revista, com a disponibilização dos 7 meses referentes a 1915. No total, são 1315 números, publicados entre 1878 e 1915, perfazendo 38 volumes (cerca de 13.000 páginas), correspondentes a 38 anos de vida d’O Occidente – agora acessíveis na Hemeroteca Digital, aqui.

O Occidente foi uma das revistas generalistas e ilustradas mais importantes publicadas em Portugal, constituindo hoje uma fonte primária incontornável para a investigação histórica e o conhecimento da sociedade portuguesa da época. O tratamento que é reservado à capital, e o manancial de dados, informações e imagens que reúne, torna a consulta desta revista obrigatória para todos aqueles que se dedicam ao estudo da cidade de Lisboa.

Aproveitámos esta oportunidade para fazer uma revisão completa das hiperligações dos 38 anos d’O Occidente (cerca de 13.000 imagens), a correcção de toda a colecção digital (incluindo o suprimento de páginas em falta), a revisão da paginação (harmonizando-a com a paginação do original), e, por último, a digitalização e colocação em linha dos últimos 7 meses da publicação: o chamado trabalho invisível, que também deve ser valorizado…

Naturalmente, procedeu-se à actualização da ficha histórica d’O Occidente, pelo que se quiser conhecer a história desta revista, clique aqui, num estudo da autoria de Rita Correia.

 

Mostras Bibliográficas

REVISTAS PORTUGUESAS - HISTÓRIA & ACTUALIDADE
REVISTAS DE ARQUITECTURA E URBANISMO NA COLECÇÃO DA hEMEROTECA mUNICIPAL DE lISBOA

Mostra de 21 revistas de arquitectura e urbanismo, integrada no projecto Revistas Portuguesas - História & Actualidade: revistas de arquitectura e urbanismo, que tem por objectivo estudar e divulgar as revistas portuguesas publicadas nos séculos XIX e XX, com abordagens temáticas e diacrónicas, promovendo essencialmente as colecções e os serviços da HML.

Data: até 30 de Abril de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

efemérides

TITANIC (1912-2012): IMPACTO NA IMPRENSA DA ÉPOCA
Apontamento expositivo.

Data: de 10 a 30 de Abril de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

23 de abril, dia mundial do livro

jornada portas abertas
Das 13.00 às 20.00 horas.
Oferta de duplicados de livros e revistas.

comunidade de leitores
1.ª sessão: O Livro de Cesário Verde
Colóquio com António Valdemar (jornalista e Presidente da Escola Superior de Belas Artes), debate e poesia dita por Jorge Trigo de O Livro de Cesário Verde (1.ª ed. 1887), o "poeta de Lisboa". Uma realidade de desenvolvimento capitalista/"fontista" (1871-1877), numa Lisboa que se altera com a imigração para a cidade, a emigração para o Brasil, e a crise económica de 1876, que inicia a alternância do poder partidário até ao fim da Monarquia Portuguesa. (Inclui café e bolinhos)

Data: 23 de Abril de 2012, 17.00 horas
Público alvo: Público em geral
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas

BAIRRO ALTO - CAPITAL DO JORNALISMO
Passeio literário pelo Bairro Alto enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio tem início e termina na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 13 de Abril de 2012, às 14.30 horas
Público alvo: público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa


as ruas têm nome: ler a toponímia

Visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 27 de Abril de 2012, às 14.30 horas
Público alvo: público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa


Visitas sujeitas a marcação prévia; mínimo de participantes: 5.


Inscrições prévias  e pedido de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

visitas DE ESTUDO

Ao encontro da hemeroteca de lisboa
Visita de estudo que tem por objectivo apresentar às escolas os serviços e os recursos informativos que os alunos e os professores poderão encontrar na Hemeroteca Municipal e utilizar no âmbito do seu percurso/desenvolvimento escolar. Sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: Escolas do ensino básico (2.º/3.º Ciclos) e do ensino secundário; professores; pais, estudantes do ensino superior e profissionais de bibliotecas, arquivos e centros de documentação.

Inscrições prévias  e pedido de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

ATELIERS

na hemeroteca: encontro com o texto jornalístico
Actividade que tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca.

Data: 2.ª feiras, entre as 10.00 e as 12:30 horas
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico

Inscrições prévias  e pedido de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
 

Mais informações aqui.