ISSN 2182-3200

Publicou-se entre 1894 e 1896, sob a chancela da Antiga Casa Bertrand - com actividade em Lisboa desde 1732 e então na posse de José Bastos, antigo funcionário da casa –, e H. Hombaertz & Cia – livreiros-editores do Rio de Janeiro. Contemplando géneros tão distintos como o romance, a poesia, o teatro, a filosofia ou as viagens, A Leitura alinhava com o espírito da sua época, procurando fazer chegar a baixo custo, a um público leitor crescente graças ao investimento na alfabetização, a grande literatura nacional e internacional. Pelas suas páginas vamos encontrar vários nomes consagrados do romance (Tolstoi, Guy de Maupassant, Émile Zola, Marcel Prévost), do conto e novela (Mark Twain, Charles Dickens, Andersen, Anatole France, Alexandre Dumas ou os portugueses Raul Brandão, Eça de Queirós, Tomás Ribeiro, Teófilo Braga, Trindade Coelho, Ana de Castro Osório, Zacarias d’Aça), da poesia (Guerra Junqueiro, Maia Garção, Bulhão Pato, Henrique Lopes de Mendonça, António Nobre, João de Deus, Osório de Castro, Olavo Bilac), do teatro (Ibsen), da Filosofia (Schopenhauer) ou da historiografia (Oliveira Martins). É este universo literário que lhe propomos, e que pode consultar aqui.

 

Mostras Bibliográficas

bairro alto na colecção da hemeroteca municipal de lisboa

Iniciativa no âmbito do II ANIVERSÁRIO DO BAIRRO ALTO (12 a 18 de Dezembro), em parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro Alto.

Data: até 31 de Janeiro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca


charles dickens na colecção daS BIBLIOTECAS MUNICIPAIS de Lisboa
bicentenário do nascimento de charles dickens (1812-1870)
A pretexto do bicentenário do nascimento de Charles Dickens, vamos oferecer um conjunto de iniciativas culturais que revisitem a obra de um dos mais importantes escritores ingleses do século XIX e da literatura mundial. Esta mostra bibliográfica pretende mostrar ao público e aos investigadores os periódicos e iconografia existentes na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa relacionados com o escritor.

Data: de 7 de Fevereiro a 17 de Março de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

efemérides

alberto souza (1880-1961) - no cinquentenário da sua morte (1961-2011)
Apontamento expositivo.

Data: até 31 de Janeiro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

manuel laranjeira (1877-1912) - No centenário da morte
Nasceu no lugar de Vergada (Santa Maria da Feira) a 17 de Agosto de 1887 e morreu em Espinho a 22 de Fevereiro de 1912. Apontamento expositivo patente ao público a partir de 7 de Fevereiro.

Data: a partir de 7 de Fevereiro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca
 

visitas guiadas

BAIRRO ALTO - CAPITAL DO JORNALISMO
Passeio literário pelo Bairro Alto enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida destes periódicos. O passeio tem início e termina na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 7 de Fevereiro, 10h30
Público alvo: Público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inscrições e pedidos de informação: tel. 21 324 62 90


as ruas têm nome: ler a toponímia

Visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 14 de Fevereiro, 10h30
Público alvo: Público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inscrições e pedidos de informação: tel. 21 324 62 90
 

Mais informações aqui.