ISSN 2182-3200

                                                                            

 

O Panorama: JORNAL LITTERARIO E INSTRUCTIVO DA SOCIEDADE PROPAGADORA DOS CONHECIMENTOS ÚTEIS [1837-1868]
 

 

É com muita satisfação que anunciamos hoje a atualização da coleção d’O Panorama. Com efeito, depois de numa primeira fase termos colocado na Internet as primeiras duas séries deste jornal (1837 a 1844), completamos agora a coleção em linha d’O Panorama, com a disponibilização na Hemeroteca Digital da terceira, quarta e quintas séries, publicadas entre 1846 e 1868. Moldado pelo Peny Magazine e Le Musée des Familes, percebe-se pela sua leitura que O Panorama pretendia trocar matérias graves por uma espécie de instrução mais útil e acessível, assumindo-se a partir de 1851 como “uma voz ao serviço da ideia de regeneração do país”, como refere Rita Correia da ficha histórica que lhe dedicou (acessível aqui). Dirigido por Alexandre Herculano até 1839, o jornal teve depois como redatores principais António Feliciano de Castilho, Oliveira Marreca e Rebelo da Silva, contando com uma plêiade de colaboradores literários e artísticos que podem ser identificados, por série, no final daquela ficha. Lido sobretudo em Lisboa, é uma fonte da maior importância para conhecer o quadro mental da época, num período de transição do liberalismo e de estruturação da classe média portuguesa – disponível na íntegra, aqui.

Aproveitamos para divulgar nesta newsletter as conclusões das Primeiras Jornadas de História da Imprensa Olisiponense, realizadas no passado dia 5 de Dezembro, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da CML – texto acessível aqui.

mostras bibliográficas

NORBERTO DE ARAÚJO, o JORNALISTA na colecção da hemeroteca
Jornalista e escritor português (1889-1952), teve intensa actividade literária, com destaque para o domínio da olisipografia: Legendas de Lisboa e Peregrinações de Lisboa são títulos incontornáveis para o conhecimento da capital. O autor colaborou também em diversos periódicos, como o Diário de Notícias, o Século da Noite ou o Diário de Lisboa. Esta mostra  pretende explorar, a partir da colecção da Hemeroteca, a actividade jornalística de Norberto de Araújo.

Data: de 23 de Novembro a 31 de Dezembro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca
Visitas guiadas: 29 de Novembro; 13 de Dezembro, às 16.30h, por Jorge Mangorrinha.
Visita gratuita, sujeita a inscrição (tel. 21 324 62 90)

NORBERTO DE ARAÚJO, o olisipógrafo na colecção do geo
Esta mostra reúne os estudos mais significativos da sua obra como olisipógrafo, a par de alguns trabalhos sobre a vida e obra do autor.

Data: de 26 de Novembro a 31 de Dezembro de 2012
Local: Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO)

EFEMÉRIDE
O CHIADO HÁ 100 ANOS (1912-2012)

Apontamento expositivo.

Data: de 12 de Outubro a 28 de Dezembro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: público geral.

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

 

Mais informações aqui.