ISSN 2182-3200

 

 

 

COMEMORAÇÕES DO DUPLO CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE PORTUGAL (1140 - 1640 - 1940)

Em 1940, numa Europa devastada pela guerra, Portugal orientou a sua diplomacia para a manutenção de uma "neutralidade colaborante" que lhe permitiu não só furtar-se ao envolvimento directo no conflito como retirar dividendos da conjuntura. Foi um momento ímpar de afirmação da nacionalidade, com um forte investimento na propaganda do regime e do País, num trabalho de marketing consistente, levado a cabo pelo Secretariado de Propaganda Nacional (dirigido até 1945 por António Ferro), alicerçado na identidade do povo, na história pátria, na diversidade etnográfica, aqui e ali pontuada de aspectos de progresso e modernidade.

O potencial do ano de 1940 neste processo - celebravam-se oito séculos sobre a fundação da nacionalidade e três séculos sobre a restauração da independência - foi plenamente capitalizado, com um intenso ciclo de comemorações em todo o país.

O mercado editorial não ficou indiferente a este momento de redescoberta, reencontro e exaltação da identidade nacional. No universo dos jornais, alguns contribuíram lançando no mercado números especiais dedicados às comemorações. Foi o caso do Diário da Manhã e d'O Século,  de cujas tipografias saíram os três luxuosos álbuns, profusamente ilustrados, que disponibilizamos hoje, na secção Raridades Bibliográficas, e que pode consultar aqui. Ficam como peças de propaganda de um Portugal que "não era uma país pequeno"...
 

mostras bibliográficas
NORBERTO DE ARAÚJO, o JORNALISTA na colecção da hemeroteca
Jornalista e escritor português (1889-1952), teve intensa actividade literária, com destaque para o domínio da olisipografia: Legendas de Lisboa e Peregrinações de Lisboa são títulos incontornáveis para o conhecimento da capital. O autor colaborou também em diversos periódicos, como o Diário de Notícias, o Século da Noite ou o Diário de Lisboa. Esta mostra  pretende explorar, a partir da colecção da Hemeroteca, a actividade jornalística de Norberto de Araújo.

Data: de 23 de Novembro a 31 de Dezembro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca
Visitas guiadas: 29 de Novembro; 13 de Dezembro, às 16.30h, por Jorge Mangorrinha.
Visita gratuita, sujeita a inscrição (tel. 21 324 62 90)

NORBERTO DE ARAÚJO, o olisipógrafo na colecção do geo
Esta mostra reúne os estudos mais significativos da sua obra como olisipógrafo, a par de alguns trabalhos sobre a vida e obra do autor.

Data: de 26 de Novembro a 31 de Dezembro de 2012
Local: Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO)

Conferências
NORBERTO DE ARAÚJO, JORNALISTA

por Carla Baptista (Centro de Investigação Média e Jornalismo/UNL)

Data: 29 de Novembro de 2012, 18.00 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

NORBERTO DE ARAÚJO: um olisipógrafo comunicador

por Salete Salvado (Grupo Amigos de Lisboa)

Data: 6 de Dezembro de 2012, 18.00 horas
Local: Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO)

EFEMÉRIDE
O CHIADO HÁ 100 ANOS (1912-2012)

Apontamento expositivo.

Data: de 12 de Outubro a 28 de Dezembro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
bairro alto de outras eras

A visita procura revelar a história de um bairro da nossa cidade, que existe desde o século XVI, situando-se nas terras que foram outrora do judeu rabi-mor Guedelha Palaçano. Ao longo da visita é feito um levantamento da sua toponímia, ligada às instituições religiosas, aos ofícios e a acontecimentos. É feito ainda um especial enfoque nos jornais aí fixados desde o século XVIII ao século XX, que justificaram que este bairro fosse considerado a capital do jornalismo português. Visita gratuita, mediante marcação.

Data: 14 de Dezembro de 2012, 14.30 h
Ponto de encontro: átrio da Hemeroteca
Público alvo: público geral.

Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: público geral.

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 


 

Mais informações aqui.