ISSN 2182-3200

                                                                            

 

SYNOPSE DOS PRINCIPAES ACTOS ADMINISTRACTIVOS DA CAMARA MUNICIPAL DE LISBOA DO ANNO... [1837]

 

Uma das prioridades da digitalização em curso na Hemeroteca Municipal de Lisboa passa pela desmaterialização do seu fundo institucional, isto é, dos periódicos publicados pela Câmara Municipal de Lisboa nos séculos XIX e XX. São já vários os títulos provenientes deste fundo que podem ser consultados na Hemeroteca Digital, como as duas séries da Revista Municipal (1939-1973 e 1979-1988), os Anais das Bibliotecas, Arquivo e Museus Municipais (1931-1936), o Boletim Cultural e Estatístico da CML (1937), entre outros títulos. No seguimento deste trabalho, iniciamos agora a digitalização de outra revista, a Sinopse dos Principais Actos Administrativos da CML, colocando em linha o ano de 1837, acessível aqui. E optámos por esta publicação porque ela é uma fonte incontornável para o estudo da cidade de Lisboa, e do seu município, pois nestas sinopses encontramos dados da maior relevância histórica, como os relatórios anuais da administração da cidade, organizados por meses e complementados com a reprodução de alguns documentos oficiais, mapas e quadros contabilísticos, estatísticas, que incluem por exemplo os trabalhos realizados pela Administração das Águas Livres. Brevemente concluiremos a digitalização de toda a colecção da Sinopse dos Principais Actos Administrativos da CML, que compreende os anos de 1834 a 1853, numa parceria que envolve o Gabinete de Estudos Olisiponenses. Fique atento…

mostra bibliográfica
bernardo marques na colecção da hemeroteca municipal de lisboa

Para assinalar os 50 anos da morte de Bernardo Marques (1889-1962), reunimos nesta mostra parte da obra gráfica do autor existente na colecção da Hemeroteca, permitindo visitar, nos vários jornais e revistas em que colaborou, alguns dos trabalhos que o consagraram como desenhador humorístico de grandes qualidade e ilustrador de traço original e moderno.

Data: até 17 de Novembro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

EFEMÉRIDE
O CHIADO HÁ 100 ANOS (1912-2012)

Apontamento expositivo.

Data: de 12 de Outubro a 28 de Dezembro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

passeios históricos

bairro alto de outras eras
Visita que procura revelar a história deste Bairro, que conheceu a sua génese no século XVI, ocupando as terras que foram outrora do judeu Guedelha Palaçano. Destaque para a toponímia, e para a presença dos jornais, que marcaram o quotidiano do Bairro Alto desde o século XVIII ao século XX. Visita gratuita sujeita a marcação prévia.
Data: 9 de Novembro, 14.30

Ponto de encontro: átrio da Hemeroteca
 

O regicídio (1908) - os três tiros que abalaram a monarquia
Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Visita gratuita.

Público-alvo:
Público geral
Data:
9 de Novembro, 14.30-17.00 horas
Sujeito a inscrição prévia:
213 246 290
Ponto de encontro: Porta do Café Gelo

visitas guiadas
Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: público geral.

atelier
encontro COM O TEXTO JORNALÍSTICO
O atelier tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, a do texto jornalístico, contribuindo para a expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Tem como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Atelier gratuito, mediante marcação.

Data: 2.ª feira, das 10.00 às 12.30 h
Público alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

comunidade de leitores
5.ª sessão: sei lá, de margarida rebelo pinto
O best-seller e o realismo urbano: debate com Maura Pessoa.

Data: 22 de Novembro de 2012, 17.00 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca


 

Mais informações aqui.