ISSN 2182-3200

 

Gazeta de Lisboa [1726; 1728-1730]

Aumentamos hoje em mais quatro anos a nossa colecção da Gazeta de Lisboa. Ficam assim disponíveis os primeiros 15 anos de publicação deste jornal, fonte incontornável para a história de Portugal e da cidade de Lisboa no século XVIII, e que pode consultar aqui.

Na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa está em falta o ano e 1727; falta que, na colecção digital, pretendemos vir a suprir através da colaboração com outras instituições, estratégia já antes experimentada com sucesso para outros títulos.

Foi ainda completada a colecção Portugal na Guerra, da qual dispúnhamos apenas dos seis primeiros números. Este 7.º e último número, datado de Dezembro de 1917, foi impresso dias antes do golpe sidonista e acabou por não ser distribuído. Pode agora consultar toda a colecção aqui.

 

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA
9.ª Mostra bibliográfica - aquisições da HEMEROTECA

Mostra bibliográfica das aquisições feitas pela HML durante o ano de 2011, por oferta, doação ou incorporação. Destaque para as colecções de periódicos do século XVII e XIX e primeiros anos do século XX.

Data: até 17 de Agosto de 2012
Local: Átrio da Hemeroteca

efemérideS
JOGOS OLÍMPICOS E A I REPÚBLICA: 1912, 1920, 1924

Através de um apontamento expositivo, a HML relembra os Jogos Olímpicos durante a I República Portuguesa. Portugal foi o décimo terceiro país a aderir ao Comité Olímpico Internacional, estreando-se nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912.

Data: até 10 de Setembro de 2012
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas
Ao encontro da hemeroteca de lisboa
A Visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos da Hemeroteca Municipal. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Data: 2.ª a 6.ª feira
Público alvo: público geral.

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas
Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 

ATELIERS
encontro com o texto jornalístico
Actividade que tem por objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca.

Data: 2.ª feiras, entre as 10.00 e as 12:30 horas
Público alvo: Centros de Ocupação de Tempos Livres

Inscrições prévias  e pedidos de informação:
Serviço de Actividades Culturais e Educativas

Hemeroteca Municipal de Lisboa
Tel.: 21 324 62 90 | e-mail: hemeroteca.sace@cm-lisboa.pt 
 

Mais informações aqui.