ISSN 2182-3200

ALVES REDOL
1911 - 2011 CENTENÁRIO DO NASCIMENTO

 

Completam-se este ano cem anos sobre a data de nascimento de Alves Redol. Trata-se de um dos mais importantes escritores portugueses do século XX, cujas obras ultrapassam o período temporal das suas vidas e que continuam tão vivas como quando surgiram. Por isso continuam as reedições dos seus livros, e alguns deles fazem até parte dos currículos escolares. Recordemos os romances Gaibéus e Barranco de Cegos, o livro para a juventude Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, e os livros para as crianças A vida da Sementinha e Uma Flor Chamada Maria, entre outras obras não menos importantes.

Associando-se a estas comemorações, a Hemeroteca Municipal de Lisboa colocou na sua biblioteca digital um jornal pouco conhecido do grande público: o Goal. Semanário Ribatejano de Desporto, Literatura e Arte, dirigido por Alves Redol, e publicado em Vila Franca de Xira, em 1933 (acessível aqui). Hoje divulgamos mais um conjunto de conteúdos digitais relacionados com autor (biografia, entrevistas, contribuições na imprensa, obras de e sobre Alves Redol existentes na Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa, para além de uma exposição virtual cedida pelo Museu do Neo-Realismo) - um contributo para revisitarmos a vida e obra de um melhores escritores do neo-realismo português, aqui.

 

Mostras Bibliográficas

bairro alto na colecção da hemeroteca municipal de lisboa
Iniciativa no âmbito do II ANIVERSÁRIO DO BAIRRO ALTO (12 a 18 de Dezembro), em parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro Alto.

Data: até 31 de Janeiro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

Efemérides

alberto souza (1880-1961) - no cinquentenário da sua morte (1961-2011)
Apontamento expositivo.

Data: até 31 de Janeiro de 2011
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Visitas guiadas

as ruas têm nome: ler a toponímia

Visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 12 de Janeiro, 10h30
Público alvo: Público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inscrições e pedidos de informação: tel. 21 324 62 90

O Regicídio de 1908 - Os três tiros que abalaram a monarquia

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 17 de Janeiro, 10h30
Público alvo: Público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inscrições e pedidos de informação: tel. 21 324 62 90

atelier

encontro com o texto jornalístico
O atelier tem como objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Inscrição prévia e pedidos de informação pelo tel. 213246290 (Ana Dias).

Data: 2.as feitas, 10.00-12.30 h
Público-alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

Mais informações aqui.