ISSN 2182-3200

“LIBERTAS. Sem servilismos de programas, de escolas, de dogmas – absolutamente livres de preconceitos – obedeceremos tão-somente aos impulsos da razão incoercível e indomada. (…) Libertas! Sim, liberdade e com ela, o supremo Bem, a suprema Justiça.” Assim se apresentava aos leitores a Nova Silva, revista de doutrinação libertária. Publicou-se no Porto, entre 2 de Fevereiro e 10 de Abril de 1907, e foi dirigida por Leonardo Coimbra, Jaime Cortesão e Álvaro Pinto, num total de 5 números, agora disponíveis em linha na Hemeroteca Digital, aqui. A par dos textos teóricos relativos ao anarquismo merece igual destaque a notável colaboração artística da revista, assegurada pelo próprio Jaime Cortesão, e por Virgílio Ferreira, Cristiano de Carvalho e José de Meira. Para saber mais sobre esta revista académica (contexto histórico, programa político, colaboração e estrutura gráfica), leia, aqui, o estudo que Álvaro Costa de Matos dedicou à Nova Silva.

OUTROS CONTEÚDOS

101 anos depois da sua morte em Lisboa prestamos aqui a nossa homenagem a Sousa Viterbo (1845-1910), jornalista de méritos reconhecidos, com uma actualização biográfica, de Rita Correia, disponível aqui. Damos igualmente conta da conferência Ressano Garcia, Político, que Jorge Mangorrinha proferiu na Hemeroteca Municipal de Lisboa, cuja recensão crítica, de Maura Pessoa, pode ler aqui. Finalmente, actualizamos a secção “Leis de Imprensa”, com a colocação em linha de 4 novos diplomas: de 21 de Julho de 1899, que altera e amplia a carta de lei de 7 de Julho de 1898; de 29 de Maio de 1906, 8 de Maio de 1908 e 17 de Setembro de 1910, relativos a amnistias para crimes de abuso de liberdade de imprensa, disponíveis aqui.

Por fim, acrescentamos na nossa página mais uma ferramenta de pesquisa da nossa colecção digital de periódicos: o ÍNDICE GEOGRÁFICO. A partir de agora, é possível pesquisar títulos de publicações periódicas por local de publicação. Experimente aqui.

 

Mostras Bibliográficas

bairro alto na colecção da hemeroteca municipal de lisboa

Iniciativa no âmbito do II ANIVERSÁRIO DO BAIRRO ALTO (12 a 18 de Dezembro), em parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro Alto.

Data: até 31 de Janeiro de 2012
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

Efemérides

alberto souza (1880-1961) - no cinquentenário da sua morte (1961-2011)
Apontamento expositivo.

Data: até 31 de Janeiro de 2011
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visitas guiadas

as ruas têm nome: ler a toponímia

Visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler e aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 12 de Janeiro, 10h30
Público alvo: Público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inscrições e pedidos de informação: tel. 21 324 62 90

O Regicídio de 1908 - Os três tiros que abalaram a monarquia

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Visita gratuita sujeita a inscrição prévia.

Data: 12 de Janeiro, 10h30
Público alvo: Público em geral.
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca Municipal de Lisboa
Inscrições e pedidos de informação: tel. 21 324 62 90

atelier

encontro com o texto jornalístico
O atelier tem como objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Inscrição prévia e pedidos de informação pelo tel. 213246290 (Ana Dias).

Data: 2.as feiras, 10.00-12.30 h
Público-alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

Mais informações aqui.