ISSN 2182-3200

A 24 de Junho de 1833 as tropas constitucionais desembarcam no Algarve, comandadas pelo duque da Terceira. Um mês depois, o duque entrava vitoriosamente em Lisboa, na sequência das derrotas infligidas aos miguelistas. Da entrada na capital, e do “mais vivo entusiasmo” então gerado, nos dá conta a Crónica Constitucional de Lisboa, no seu primeiro número, de 25 de Julho. Tal como da “Proclamação aos Habitantes de Lisboa”, onde o duque da Terceira lhes solicitava “ordem, o respeito aos Direitos de todos, a tranquilidade e o sossego da capital”. Com efeito, é um documento notável para mergulhar na história deste conturbado ano de 1833, agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui. A Crónica, regra geral, estava dividida em duas partes: a oficial, onde eram publicados os decretos do governo; e a não oficial, que podia incluir anúncios, o movimento das “embarcações entradas em Belém”, notícias literárias, o preço dos alimentos, entre outras informações. Continuou a Gazeta de Lisboa (que temos vindo a disponibilizar na Hemeroteca Digital, e que pode consultar aqui) e precedeu o Diário do Governo, hoje Diário da República.

 

Mostras Bibliográficas

RESSANO GARCIA NA COLECÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA

Data: de 10 de Outubro até 30 de Novembro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca
Visitas guiadas à mostra bibliográfica: 12 e 14 de Outubro, 14.30 h (mediante inscrição prévia)

conferências

ressano garcia, o político
Por Jorge Mangorrinha.
Data: 17 de Novembro, 18.00 h
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

conteúdos digitais

ressano garcia na Hemeroteca Digital
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/EFEMERIDES/RessanoGarcia/RessanoGarcia.htm

Efemérides

o congresso anarquista português de 1911
Mostra bibliográfica.

Data: de 7 de Outubro a 25 de Novembro
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Visitas guiadas

o regicídio de 1908 - os três tiros que abalaram a monarquia
Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia pelo tel. 213246290.

Data: 8 de Novembro, 10.30 h
Público-alvo: público em geral
Ponto de encontro: Porta do Café Gelo (Praça D. Pedro V)

bairro alto - capital do jornalismo
Passeio literário pelo Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Inclui percurso pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos, intercalado com pequenas histórias sobre a vida desses periódicos. O passeio tem início e termina na Hemeroteca Municipal de Lisboa. Visita gratuita, sujeita a inscrição prévia pelo tel. 213246290.

Data: 17 de Novembro, 10.30 h
Público-alvo: público em geral
Ponto de encontro:
átrio da Hemeroteca (R. S. Pedro de Alcântara, 3)

atelier

encontro com o texto jornalístico
O atelier tem como objectivo aproximar os alunos de uma leitura específica, o texto jornalístico, contribuindo assim para a compreensão e expressão da oralidade, da leitura, da escrita e do conhecimento da língua portuguesa. Terá como suporte a colecção de publicações periódicas da Hemeroteca Municipal de Lisboa. Inscrição prévia e pedidos de informação pelo tel. 213246290 (Ana Dias).

Data: 2.as feitas, 10.00-12.30 h
Público-alvo: Escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

Mais informações aqui.