ISSN 2182-3200

Completam-se este ano cem anos sobre a data de nascimento dos escritores Alves Redol e Manuel da Fonseca. Trata-se de dois dos mais importantes escritores portugueses do século XX, cujas obras ultrapassam o período temporal das suas vidas e que continuam tão vivas como quando surgiram. Por isso continuam as reedições dos seus livros, e alguns deles fazem até parte dos currículos escolares. Recordemos os romances Gaibéus e Barranco de Cegos, o livro para a juventude Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, e os livros para as crianças A vida da Sementinha e uma Flor Chamada Maria, entre outras obras não menos importantes.

Associando-se a estas comemorações, a Hemeroteca Municipal de Lisboa coloca na sua biblioteca digital um jornal pouco conhecido do grande público: o Goal. Semanário Ribatejano de Desporto, Literatura e Arte, publicado em Vila Franca de Xira, em 1933, acessível aqui. Sob a direcção de Alves Redol, traduz, desde muito cedo, a vontade do escritor em intervir na sociedade, corrigindo as injustiças que o rodeavam. Hoje, como refere Rita Correia na ficha histórica, um dos principais interesses do jornal “está na visão que oferece da gestação de Alves Redol enquanto fundador do neo-realismo”. Para saber mais sobre o Goal, clique aqui na ficha histórica. Brevemente, haverá mais novidades sobre os dois escritores…

Acrescentamos ainda a nossa secção de Leis de Imprensa com dois documentos que enquadram a questão da liberdade de imprensa e da censura em 1933: o Título II da Constituição Política da República Portuguesa - Dos Cidadãos - e o Decreto-Lei n.º22.756, que atribui a tutela das Comissões de Censura ao Ministério do Interior. Ambos podem ser consultados aqui.

PS. Um agradecimento especial à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, pela cedência do último número deste semanário, o 10.º, que permitiu a disponibilização em linha da colecção completa do Goal.

 

Mostras Bibliográficas

RESSANO GARCIA NA COLECÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA

Data: de 10 de Outubro até 30 de Novembro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca
Visitas guiadas à mostra bibliográfica: 12 e 14 de Outubro, 14.30 h (mediante inscrição prévia)

Visitas guiadas

as ruas têm nome - ler a toponímia
Visita guiada pelo Bairro Alto.

Data: 11 de Outubro, 10.30 h
Público-alvo: Escolas, colectividades e público em geral
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca

stuart carvalhais - alfacinha
Visita aos locais frequentados por Stuart Carvalhais, humorista, caricaturista, ilustrador.

Data: 13 de Outubro, 10.30 h (mediante inscrição prévia)
Público-alvo: Escolas, colectividades e público em geral
Ponto de encontro: Porta principal da Estação do Rossio

workshop

conhecer o acervo jornalístico na hemeroteca de lisboa

Data: 10 de Outubro, 10.30 h (mediante inscrição prévia)
Público-alvo: jovens e adultos
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

Mais informações aqui.