ALMA NOVA [1915-1918]
 

Na sua 2.ª série, que disponibilizamos aqui, a Alma Nova, (nascida em Faro, em 1914), tinha já os seus escritórios em Lisboa. Deixara de se auto-intitular "revista ilustrada de propaganda algarvia" para ser simplesmente "revista ilustrada" e, pouco depois, "revista mensal ilustrada pelo ressurgimento das Artes, Letras, Ciências e da Pátria". Ainda assim, não perdeu de imediato o seu pendor regionalista, expresso num programa que visava "zelar pelos interesses geraes do paiz e promover a propaganda de todas as suas regiões, sob o ponto de vista industrial, comercial e do Turismo". Logo no primeiro número desta série, o Algarve merece destaque na cobertura do Congresso Regional Algarvio e em artigos de natureza etnográfica e toponímica. Ao seu fundador, Mateus Martins Moreno, juntam-se António Júdice Bustorff e Saavedra Machado (respectivamente como co-director e director artístico), e ao corpo original de colaboradores, maioritariamente ligados ao Algarve, por nascimento ou actividade profissional, vieram juntar-se nomes proeminentes do modernismo literário e artístico português. Para saber mais sobre esta publicação, consulte aqui a ficha histórica.

 

Mostra documental e patrimonial

hEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA: HISTÓRIA E PATRIMÓNIO

Mostra que reúne objectos e documentos relacionados com a história, funcionamento e actividade profissional da Hemeroteca Municipal de Lisboa, desde a sua instalação no Bairro Alto, no Palácio dos Condes de Tomar, em Outubro de 1973, até à actualidade.

Data: até 24 de Setembro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

efeméride

centenário da promulgação da constituição de 1911 (21 de agosto)


Data: de 22 de Agosto a 28 de Setembro
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

visita guiada

Ao encontro da hemeroteca municipal

A visita tem por objectivo apresentar ao público os serviços e os recursos informativos que poderão encontrar na Hemeroteca Municipal. Visita gratuita.

Data: 2.ªs feiras, 11.00 h
Público alvo: Escolas, colectividades e público em geral.
Duração da visita: 1h30
 

Mais informações aqui.