JOÃO NINGUÉM, SOLDADO DA GRANDE GUERRA: IMPRESSÕES HUMORÍSTICAS DO C.E.P. [1921]
 

Em 22 de Julho de 1916 concretizou-se o milagre de Tancos. Em tempo record, o ministro da Guerra, Norton de Matos, reúne, organiza e prepara um contingente de 30 000 homens para a participação de Portugal na Primeira Grande Guerra. Em Janeiro do ano seguinte dá-se início ao embarque das tropas. Após a derrota na batalha de La Lys, em 9 de Abril de 1918, esta foi para muitos uma viagem sem regresso.

"Que nome poderei eu dar aos simpáticos soldadinhos, àqueles trigueiraços que das oito províncias de Portugal acorreram de mochila às costas, sem faltar ao embarque para honra dos seus batalhões? Nem «serrano», nem «lanzudo», nem «gambúzio», nem «folgadinho». Baptizá-lo hei, muito simplesmente, com o nome de «João Ninguem», incarnando assim, nesta modesta alcunha, aquele português que nas horas difíceis tudo faz para maior glória da Pátria e a quem muitos esqueceram, chegada a hora dos benefícios e compensações."

É desta forma que o capitão Menezes Ferreira (1889-1936), autor dos textos e desenhos que disponibilizamos aqui, nos introduz o protagonista desta história. Mais do que a coragem e a bravura, este autêntico diário da presença portuguesa na Guerra retrata, de uma forma bem humorada, a ingenuidade e a impreparação destes conterrâneos arrancados bruscamente à pacatez da vida civil, a falta de recursos, a fome, o frio, o cansaço, mas também o confronto com outras culturas europeias presentes na Flandres.

O exemplar pertence à colecção de Emílio Ricon Peres, a quem agradecemos a possibilidade de realização desta cópia digital.

 

Mostra documental e patrimonial

hEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA: HISTÓRIA E PATRIMÓNIO


Mostra que reúne objectos e documentos relacionados com a história, funcionamento e actividade profissional da Hemeroteca Municipal de Lisboa, desde a sua instalação no Bairro Alto, no Palácio dos Condes de Tomar, em Outubro de 1973, até à actualidade.

Data: 5 de Julho a 31 de Agosto
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

Mostra BIBLIOGRÁFICA

Centenário da Assembleia Nacional Constituinte
(19 de Junho)


Data: de 20 de Junho a 29 de Julho
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

ROTEIRO PATRIMONIAL

Stuart Carvalhais: alfacinha

Data: 5.ªs feiras, 15.00 h
Público-alvo: Escolas, colectividades e público em geral
Ponto de encontro: Entrada principal da Estação do Rossio
 

Mais informações aqui.