Uma das grandes prioridades da digitalização em curso na Hemeroteca Municipal de Lisboa é a desmaterialização do seu fundo local para o formato digital. Deste fundo, um dos principais títulos, e sem dúvida um dos mais importantes, é a Gazeta de Lisboa, fundada em 1715, e publicada na capital até 1833. Razões que pesaram na decisão que esta biblioteca assumiu de digitalizar e disponibilizar em linha, através da Hemeroteca Digital, a colecção da Gazeta de Lisboa, constituída por cerca de 50.000 imagens. Deste modo, garantir-se-á o acesso em linha a uma fonte histórica que é crucial para o estudo e conhecimento de Portugal, e da cidade de Lisboa em particular, nos séculos XVIII e XIX. A digitalização será feita a partir da colecção de microfilmes que possuímos da Gazeta. Hoje disponibilizamos, aqui, apenas o ano de 1810, como o primeiro passo de um percurso que será longo mas que se traduzirá num contributo enorme para os utilizadores da Hemeroteca Digital.

 

A Corja, Herculano, Leal da Câmara e outras novidades…

A 12 de Novembro de 2009 colocámos em linha o semanário de caricaturas A Corja, publicado em 1898 por Leal da Câmara. Para saber mais sobre esta publicação, leia a ficha histórica que lhe dedicámos; para saber mais sobre Leal da Câmara, consulte a sua biografia. Alexandre Herculano, a propósito do bicentenário do seu nascimento, em 1810, mereceu igualmente uma biografia, disponível aqui. Recenseámos ainda para seu conhecimento, e leitura, as duas últimas conferências que tiveram lugar na HML: a primeira sobre as actividades culturais e educativas da Casa Museu Leal da Câmara (Sintra), de Luciano Reis, e a segunda sobre o Jornalismo republicano, das origens à revolução, de António Valdemar, ambas acessíveis aqui.

A Águia, Cem Anos Depois (1910-2010)

Mostra bibliográfica

Exposição evocativa do Centenário da publicação da revista A Águia e do Movimento da Renascença Portuguesa.

Data: 2 de Dezembro de 2010 a 31 de Janeiro
de 2011
Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

CICLO DE CONFERÊNCIAS

O ideário d' A Águia e da «Renascença Portuguesa»
Miguel Real [Escritor]

Data: 14 de Dezembro, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

  Passeios históricos*

O Regicídio de 1908 – Três tiros que Abalaram a Monarquia

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe.

Data: 4 de Dezembro, às 15 horas

ROTEIRO PATRIMONIAL | LISBOA REPUBLICANA

“Arte Pública da I República”

Data: 12 de Dezembro, às 10:30

*
Actividades sujeitas a marcação prévia.


Mais informações aqui
.