A GAFANHA (1909)

Em vésperas da implantação da República a imprensa anarquista conheceu um notável desenvolvimento, acompanhando a explosão geral de jornais e revistas que marcou este período. Surgem em Portugal vários periódicos libertários, como A Gafanha, de Campos Lima, publicada em Lisboa, em 1909. Embora de duração efémera, com apenas 8 números conhecidos, A Gafanha não deixou de ter a sua importância na época, na divulgação dos princípios doutrinários que perfilhava. Campos Lima foi o grande impulsionador da publicação, assinando, na íntegra, todos os seus textos. Hoje, A Gafanha é um periódico raro, sendo muito difícil de encontrar uma colecção completa. A generosa colaboração do coleccionador Emílio Ricón Peres viabilizou a digitalização dos seus dois primeiros números, tornando-os agora acessíveis ao público na Hemeroteca Digital, aqui. Para saber mais sobre a história d’ A Gafanha e do seu mentor, Campos Lima, leia aqui o estudo que Rita Correia lhe dedicou.
 

 

LEIS DE IMPRENSA
 

Actualizámos esta secção da Hemeroteca Digital, disponibilizando mais dois decretos publicados no Diário do Governo N.º 195 (10 de Novembro de 1917) e N.º 197 (13 de Novembro de 1917), e uma nova apresentação.

“O Jogo da Política Moderna!”
Desenho Humorístico e caricatura na I República

Exposição


Realizada na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa, esta exposição constitui uma excelente oportunidade para, a partir do desenho humorístico e da caricatura política e social publicada na imprensa pelos “humoristas” portugueses da época, mergulhar n’ “O Jogo da Política Moderna!” da I República Portuguesa, e, com isso, nas virtudes e nos defeitos do novo regime. Recorre-se, única e exclusivamente, às importantes colecções municipais, exibindo até algumas peças inéditas da Hemeroteca Municipal de Lisboa e do Museu Rafael Bordalo Pinheiro. Desta forma, a Câmara Municipal de Lisboa dá a conhecer aos munícipes o seu valioso património, divulgando-o e promovendo-o junto dum público mais vasto, que não apenas o dos investigadores.

Ver
Programa [PDF]
 

PERCURSOS HISTÓRICOS

O REGICÍDIO DE 1908 - TRÊS TIROS QUE ABALARAM A MONARQUIA

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia.

Data: 5 de Junho, às 15 horas


LISBOA REPUBLICANA | ROTEIRO PATRIMONIAL
"Associativismo, Educação e Habitação"

Data: 20 de Junho, às 11 horas

Mais informações aqui.