A Semana de Lisboa (1893-1895)

"A Semana de Lisboa é apenas uma tentativa de fornecer semanalmente aos assinantes do Jornal do Comércio um número de agradável e fácil leitura, consagrando a primeira página ao medalhão das personalidades portuguesas políticas, militares, profissionais, científicas, literárias, financeiras, comerciais e industriais e simplesmente mundanas” – com estas palavras A Semana de Lisboa apresentava-se aos seus leitores, na sua edição de 1 de Janeiro de 1893. O suplemento, dirigido por Alberto Braga, manteve-se até 10 de Março de 1895, totalizando 73 números. Destacou-se sobretudo pelos “medalhões” que publicou, isto é, pelas biografias de figuras relevantes da época, assinadas por alguns dos escritores consagrados, como Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Pinheiro Chagas, entre outros. Com a digitalização d’ A Semana de Lisboa damos mais um passo na disponibilização em linha do fundo local da Hemeroteca Municipal, desta vez com uma publicação da maior importância para o conhecimento da sociedade lisboeta oitocentista, acessível aqui. Para saber mais sobre o suplemento, consulte aqui o seu bilhete de identidade.

 

 

“O Jogo da Política Moderna!”
Desenho Humorístico e caricatura na I República

Exposição


Realizada na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho de Lisboa, esta exposição constitui uma excelente oportunidade para, a partir do desenho humorístico e da caricatura política e social publicada na imprensa pelos “humoristas” portugueses da época, mergulhar n’ “O Jogo da Política Moderna!” da I República Portuguesa, e, com isso, nas virtudes e nos defeitos do novo regime. Recorre-se, única e exclusivamente, às importantes colecções municipais, exibindo até algumas peças inéditas da Hemeroteca Municipal de Lisboa e do Museu Rafael Bordalo Pinheiro. Desta forma, a Câmara Municipal de Lisboa dá a conhecer aos munícipes o seu valioso património, divulgando-o e promovendo-o junto dum público mais vasto, que não apenas o dos investigadores.

Ver
Programa [PDF]

Abertura Solene:
Salão Nobre dos Paços do Concelho | 3 de Maio, às 17:30
 

PERCURSOS HISTÓRICOS

LISBOA REPUBLICANA | ROTEIRO PATRIMONIAL | “Da Conspiração ao 5 de Outubro”

Data: 16 de Maio, às 11 horas

Alexandre herculano na imprensa portuguesa

Bicentenário do Nascimento (1810-2010)

Mostra bibliográfica


Mostra bibliográfica sobre a obra jornalística de Alexandre Herculano, inclui a sua produção não ficcional mais relevante, as edições póstumas da sua actividade jornalística, complementadas com alguma documentação iconográfica.

Até 31 de Maio |
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

Mais informações aqui.