O MOSCARDO (1913)

Em ano de Centenário da Implantação da I República, continuamos a disponibilizar na Hemeroteca Digital fontes impressas (jornais e revistas) da maior importância para o conhecimento e estudo desta época histórica. Desta vez, graças a nova colaboração do coleccionador Emílio Ricon Peres, colocamos em linha O Moscardo, semanário humorístico fundado, dirigido e desenhado por Francisco Valença (1882-1963), um dos grandes mestres da caricatura portuguesa. “Republicano de antes de 5 e de antes quebrar que torcer”, o semanário reservou para os monárquicos a “graça grossa”, “metendo o ferrão em toda a parte, menos na vida privada de cada qual (…)”. Apesar de efémero – saíram apenas 4 números, entre 27 de Maio e 10 de Junho de 1913 –, O Moscardo reúne um conjunto magnífico de caricaturas, como aquelas que publicou no suplemento “Museu do Moscardo”, todas elas saídas do lápis criativo de Valença. O Moscardo pode ser “apanhado” aqui. Para saber mais, consulte o verbete desta publicação.

 

 

Periódicos Lisboetas na Colecção da Hemeroteca
(Séculos XVIII–XX)


Mostra bibliográfica


Reúne alguns dos títulos de jornais e revistas lisboetas mais importantes existentes na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa, com informação detalhada sobre a vida de cada um deles. Pretende-se promover estas colecções de periódicos junto dos utilizadores da biblioteca, pois as “espécies” expostas constituem fontes da maior importância para o conhecimento e estudo da cidade de Lisboa.

Patente ao público até 20 de Março | Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

CONFERÊNCIAS

Para a História do Jornalismo Lisboeta
(Séculos XVIII – XX)


Ciclo de Conferências

1.ª Conferência

Para a História do Jornalismo Lisboeta no Século XIX: A Semana de Lisboa (1893-95)
por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa/Centro de Investigação Media

e Jornalismo)

Data: 11 de Março, 18 horas | Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

 

PERCURSOS HISTÓRICOS

LISBOA REPUBLICANA – Roteiro Patrimonial*

Quotidiano

Visita pelos lugares de convívio (confeitarias, cafés, barbearias, restaurantes, etc.), redacções de jornais e revistas, espaços comerciais, livrarias, feiras, cabarés e ruas que marcaram o quotidiano da I República. Inclui visita guiada à exposição LISBOA REPUBLICANA – roteiro patrimonial, patente na Galeria dos Paços do Concelho, até 18 de Abril.

Dia da visita: 21 de Março, 11 horas

* Actividade sujeita a marcação prévia.

Mais informações aqui.