No seguimento da digitalização do fundo institucional (periódicos editados pela CML) existente na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa noticiamos aqui a continuação deste processo e a disponibilização em linha de mais 10 anos dos Anais do Município de Lisboa, referentes aos anos de 1949 a 1958. Os Anais, que começaram a ser publicados a partir de 1939, e que continuaram o Anuário da Câmara Municipal de Lisboa (também já disponível na Hemeroteca Digital, aqui), são uma das fontes impressas mais importantes para o conhecimento da actividade do município antes de 1974, seja pelos relatórios da presidência e das direcções dos serviços que fornece, seja pela súmula dos “principais” acontecimentos que reúne, seja ainda pelos preciosos dados estatísticos que faculta ao investigador. Um “mar” de informação a não perder, aqui, na sua Hemeroteca Digital.

 
 
GAZETA DOS CAMINHOS DE FERRO (1888-1971)
   

Na Newsletter n.º 60 divulgámos a colocação em linha da Gazeta dos Caminhos de Ferro, resultado duma parceria com a Fundação Museu Nacional Ferroviário, apoiada financeiramente pela Fundação Calouste Gulbenkian. Hoje publicamos aqui o estudo que faltava para melhor compreender as quase 30.000 páginas que poderá consultar na Hemeroteca Digital, aqui e aqui.


LEI DE IMPRENSA


Actualizamos esta secção com a edição digital de mais uma lei publicada no Diário de Governo, no início da I República, a 31 de Março de 1916.

150.º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE EDUARDO DE NORONHA (1859-1948)
Comemorações Municipais de Lisboa
Mostra bibliográfica   Conferências


Eduardo de Noronha Jornalista

Mostra bibliográfica sobre a actividade jornalística de EN. Estão expostas publicações periódicas que integram o acervo da Hemeroteca, como Serões, Diário de Notícias, Tiro e Sport, Atlântida e Revista Municipal de Lisboa.

Data: Até 18 de Dezembro

Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 
Eduardo de Noronha: Romancista Histórico
por Ernesto Rodrigues (Escritor e Ensaísta)

Data: 26 de Novembro, às 19 horas
Local: Biblioteca Municipal Central | Palácio Galveias

A Lisboa de Eduardo de Noronha
por Jorge Trigo (Mestre em História Regional e Local)

Data: 17 de Dezembro, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

 

   
COMUNIDADE DE LEITORES
 
Ficção & Memórias Jornalísticas

3.ª Sessão: Glória de Vasco Pulido Valente
Moderador: Pedro Serranito

Data: 16 de Dezembro, 18-19 horas | Local: Hemeroteca

Mais informações aqui.