MIAU! Porto (1916)

“Os tempos vão de reclamação e protesto. Contra os erros sociais reclamam os povos. Contra os erros dos povos reclamam as classes. Contra os erros das classes reclamam os homens. Contra os erros dos homens reclamaremos nós. Miau! (…) E o que reclamamos nós?

Tudo!

Tudo, menos mais impostos.

Menos mais asneiras.

Manos mais empregos.

Menos mais tentativas de restauração monárquica.

Menos mais revoluções armadas.

E depois, e sempre:

Juízo!

Bom senso!

 

Moderações de apetite à gamela do Estado!

E o bacalhau a três vinténs que nos prometeram, pois o prometido é devido! Miau!

Assim se apresentou o Miau! na sua primeira edição, de 21 de Janeiro de 1916. Editado por Mário de Oliveira, contou com importante colaboração artística. Leal da Câmara, Manuel Monterroso, Gálio, A. Basto, Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro, Steinlen, Louis Raemaekers, Marco, Bagaria, Sem e Cristiano de Carvalho figuram entre os principais desenhadores e caricaturistas que tornaram o Miau! num dos mais brilhantes jornais humorísticos publicados durante a I República. Graças à generosidade do coleccionador Emílio Ricon Peres o Miau! salta agora para o mundo virtual, aqui, na biblioteca digital de periódicos da CML. Imperdível…

 

 LEIS DE IMPRENSA

 

Actualizamos esta secção com a edição digital de mais duas leis publicadas no Diário de Governo, no início da I República, a 15 e a 25 de Julho de 1912.

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DO CONGRESSO MUNICIPALISTA DE LISBOA

 

A CRISE ACADÉMICA DE 1969

Este mês evocamos os 40 anos da Crise Académica de 69 que teve lugar em Coimbra, com greve às aulas e exames, encerramento da universidade, detenções de estudantes e expulsão e incorporação militar de dirigentes associativos.

Mostra bibliográfica

Os 40 anos da Crise Académica de 1969

Mostra composta pela exposição itinerante Coimbra 69 e por publicações do acervo da Hemeroteca.

Ciclo de Conferências

A Lição de Coimbra: A Crise Académica de 1969

A Crise Académica de 1969: Um testemunho
9 de Abril, 18 horas

A crise académica de 1969 no contexto dos anos sessenta
Miguel Cardina (Mestre e Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra)
23 de Abril, 18 horas

O impacto da crise académica de 1969 na imprensa da época
30 de Abril, 18 horas
 

Local: Hemeroteca


Mais informações aqui.

O Congresso Municipalista de Lisboa, Cem Anos Depois... (1909-2009)

 

No âmbito das Comemorações Municipais do Centenário da República a Câmara Municipal de Lisboa, através do seu Pelouro da Cultura, pretende assinalar, a partir de Abril, e até Julho do corrente ano, o Centenário do Congresso Municipalista de Lisboa (1909-2009), o primeiro a reunir em Portugal. Promovido pela CML, nesta altura com uma vereação inteiramente republicana, resultante das eleições municipais de 1 de Novembro de 1908, o congresso realizou-se nos Paços do Concelho, entre 16 e 21 de Abril de 1909.
Para assinalar a efeméride, a CML organiza um conjunto diversificado de actividades culturais, presencialmente e à distância, pensado para vários públicos, de que destacamos a exposição comemorativa do Congresso Municipalista de Lisboa (1909), a inaugurar a 16 de Abril, na Galeria de Exposições dos Paços do Concelho, onde ficará patente até 31 de Julho.

 


Programa Geral Provisório