No seguimento da digitalização do fundo institucional de publicações periódicas da CML divulgamos aqui a colocação em linha dos Anais Administrativos e Económicos. A disponibilização desta revista, através da Hemeroteca Digital, aqui, resulta dum trabalho conjunto entre a Hemeroteca Municipal de Lisboa, que digitalizou e colocou na Internet os Anais Administrativos e Económicos, e o Gabinete de Estudos Olisiponenses, que cedeu o original. Esta publicação surgiu em Lisboa, em 1855, com o objectivo de suprir uma lacuna, referida no seu editorial, relacionada com a ausência de “qualquer publicação periódica destinada exclusivamente” à administração municipal. De existência efémera, com apenas dois números publicados, os Anais continuaram a primeira publicação periódica do município alfacinha, a Synopse dos principais actos administrativos da Câmara Municipal de Lisboa (1834-1852). Para saber mais sobre esta publicação leia aqui o verbete que a Rita Correia escreveu para si. A título de curiosidade histórica, consulte aqui o Relatório e bases para a organização de uma companhia encarregada do estabelecimento de latrinas inodoras na cidade de Lisboa, publicado igualmente em 1855.

 


 

   

 

JORGE BARRADAS NA COLECÇÃO DA HEMEROTECA – OBRA GRÁFICA

A pretexto dos 115 anos do nascimento de Jorge Barradas (1894-1971), a Hemeroteca Municipal de Lisboa promove um conjunto de iniciativas culturais em torno da obra gráfica de um dos principais ilustradores portugueses da primeira metade do século XX. Conheça aqui os conteúdos digitais e o programa de actividades que preparámos para si, e do qual destacamos a exposição Jorge Barradas na Colecção da Hemeroteca – Obra Gráfica. Visite-nos e aprecie alguns dos trabalhos que consagraram Jorge Barradas como um desenhador de grandes qualidades, de traço original e moderno. A não perder…

 

Jorge Barradas na Colecção da Hemeroteca Obra Gráfica


Exposição


Mostra bibliográfica que reúne parte da obra gráfica de Jorge Barradas existente na colecção da Hemeroteca. Jorge Barradas participou em praticamente todos os jornais e revistas da época, pelo que esta mostra permitirá revisitar alguns dos trabalhos que o consagraram como um desenhador de grandes qualidades e um ilustrador de traço original e moderno. Entre os jornais e revistas expostos, destaque para a colaboração na Ilustração Portuguesa, ABC, Ilustração, A Capital, Diário de Lisboa, Papagaio Real, A Rajada, Sempre Fixe, Contemporânea, O Riso d' A Vitória, entre muitas outras publicações. A não perder...

 

Em exibição até 31 de Março
Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

 

Visitas Guiadas


Passeios históricos


As Ruas têm nome – Ler a Toponímia

 
Data: 7 de Março, pelas 15 horas
 

“Três Tiros que Abalaram a Monarquia” – O Regicídio de 1908

 
Data: 14 de Março, pelas 10 horas
 

Passeio literário-jornalístico pelo Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português

 

Data: 21 de Março, às 15 horas
 

Mais informações aqui.