No seguimento da digitalização do fundo institucional de publicações periódicas existente na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa, noticiamos aqui a digitalização e a disponibilização em linha dos primeiros 11 anos dos Anais do Município de Lisboa, referentes aos anos de 1938 a 1948. Os Anais, que começaram a ser publicados a partir de 1939, e que continuam o Anuário da Câmara Municipal de Lisboa (também já disponível na Hemeroteca Digital, aqui), são uma das fontes impressas mais importantes que temos para conhecer a actividade da CML antes de 1974, seja pelos relatórios da presidência e das direcções dos serviços que fornece, seja pela súmula dos “principais” acontecimentos que reúne, seja ainda pelos preciosos dados estatísticos que faculta ao investigador. Um “mar” de informação a não perder, aqui.


 

Princípio: publicação de cultura e política

 


Em Outubro colocámos em linha esta publicação, e fizemo-lo pela singularidade do projecto editorial. Arvorar a defesa da democracia 4 anos após o 28 de Maio de 1926 constituiu, sem dúvida, um acto de grande coragem política e de cidadania. Mais do que uma revista de intervenção, Princípio foi uma provocação, temperada de muita ironia. Razões de sobra também para um estudo desta publicação, que foi o que fizemos, e que convidamos a ler, aqui. Para revisitar as páginas da Princípio, clique aqui.

Diário da Manhã (1.º Trimestre de 1933)

 


Os exemplares do Diário da Manhã, relativos ao primeiro trimestre de 1933, que estavam retirados da consulta, devido ao mau estado de conservação, foram restaurados, digitalizados e estão agora disponíveis para leitura, aqui.

25.º Aniversário do Clube de Jornalistas

Clube de Jornalistas: 25 anos de histórias & memórias

Mostra documental que inclui a projecção de DVD sobre a história do Clube de Jornalistas.

Inauguração: 4 de Dezembro.
Em exibição até 31 de Dezembro.

Local: Átrio da Hemeroteca

Visitas Guiadas

Passeios históricos

As Ruas têm nome – Ler a Toponímia

Esta actividade, desenvolvida no âmbito do Plano Nacional de Leitura, consiste numa visita guiada pelas ruas do Bairro Alto, bairro histórico da cidade de Lisboa, através da qual os participantes poderão ler a aprender a sua toponímia: o porquê do nome das ruas, a sua localização geográfica no bairro, o seu contexto histórico, entre outras curiosidades históricas. No seguimento da visita, os alunos deverão realizar na escola um trabalho sobre esta temática, que posteriormente será exposto na Hemeroteca no final do ano lectivo.  Actividade sujeita a marcação prévia.


 

 

Jornal de Sintra, 75 anos: efeméride

A Hemeroteca associa-se às Bodas de Diamante do Jornal de Sintra, comemoradas a 7 de Janeiro de 2009, organizando durante os meses de Janeiro e Fevereiro um ciclo de conferências sobre o jornal, a sua história, e a importância da imprensa regional, hoje. Será organizada, ainda, uma mostra bibliográfica sobre a história do Jornal de Sintra, a partir da colecção da biblioteca e do espólio do jornal. O programa detalhado será divulgado durante o mês de Janeiro.

Jornalismo Gráfico e Censura no Estado Novo

Debate e visita guiada a exposição

Debate realizado no âmbito da exposição "Os Ridículos": Desenho Humorístico e Censura (1933-1945), patente na Bedeteca de Lisboa, até 17 de Janeiro de 2009. Inclui a participação dos comissários da exposição, Álvaro Costa de Matos (CML/HML) e Pedro Bebiano Braga (CML/Museu Rafael Bordalo Pinheiro), e da historiadora Ana Cabrera (Centro de Investigação Média e Jornalismo) e é precedido de uma visita guiada à exposição.

Visita guiada: 15:30 horas | Debate: 16:30 horas
Local: Bedeteca de Lisboa
 

Mais informações aqui.