É com grande satisfação que noticiamos aqui a colocação em linha de mais um título histórico da imprensa portuguesa: a Brasil-Portugal, revista quinzenal ilustrada, dirigida por Augusto de Castilho, Jaime Vitor e Lorjó Tavares, e editada em Lisboa entre 1899 e 1914. Agora, através da Hemeroteca Digital, poderá aceder aqui às cerca de 7.000 páginas de uma das mais importantes revistas ilustradas publicadas em Portugal, isto é, a uma fonte impressa indispensável para o estudo do final da Monarquia Constitucional e dos primeiros anos da I República. O tratamento que é reservado à capital faz também da Brasil-Portugal um “auxiliar” precioso para o conhecimento da história de Lisboa. A Hemeroteca Municipal dá assim mais um passo importante no seu plano de digitalização e disponibilização on-line das colecções da biblioteca caídas em domínio público.
 

 
O NOTÍCIAS ILUSTRADO. EDIÇÃO SEMANAL DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS (1928, 1929 e 1930)  


Os exemplares d' O Notícias Ilustrado, de 1928 a 1930, que estavam retirados da consulta, devido ao mau estado de conservação, foram restaurados e estão agora disponíveis para leitura, aqui, à distância de um clique.
 

 
LEIS DE IMPRENSA    


Actualizamos esta secção com a edição de mais uma lei publicada no Diário de Governo, desta vez a 18 de Julho de 1898, por Veiga Beirão, disponível aqui.
 

   

Visitas Guiadas
 

Passeios históricos


As Ruas Têm Nome – O Bairro Alto Antigo

Data: 6 de Dezembro, às 15 horas
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca
 

Três Tiros que Abalaram a Monarquia – O Regicídio de 1908

 

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia.
Data: 13 de Dezembro, às 10 horas
Ponto de encontro: Café Gelo (Praça D. Pedro IV – Rossio)

Passeio literário-jornalístico pelo Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português

Inaugurado, simbolicamente, no Dia Mundial da Liberdade da Imprensa, este passeio literário-jornalístico percorrerá o Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português. Passeio sujeito a inscrição prévia.
Data: 20 de Dezembro, às 15 horas
Ponto de encontro: Átrio da Hemeroteca
 

Mais informações aqui.