No seguimento do trabalho em curso de digitalização e acesso em rede ao fundo histórico da Hemeroteca Municipal de Lisboa, noticiamos a disponibilização de outro jornal, a Ilustração Luso-Brasileira, publicado em Lisboa em 1856, 1858 e 1859. O jornal, no seu “Intróito”, diz logo ao que vinha: “A Ilustração será como as suas companheiras do mesmo título que as outras nações têm adoptado e feito prosperar”, isto é, um jornal essencialmente noticioso e literário, ilustrado. O seu condão seria “preparar deleites”, num projecto editorial que intentava também chegar ao público brasileiro. Para aceder ao jornal, clique aqui, e deleite-se com os textos de Rebelo da Silva, Oliveira Marreca, Alexandre Herculano, Lopes de Mendonça, Latino Coelho, Ernesto Biester, Bulhão Pato, entre outros. Dos seus ilustradores, há a realçar Manuel Bordalo Pinheiro e Anunciação, no desenho, e Correia Coelho, Baracho, Rebelo e Vidal Sénior, na gravura. Para saber mais sobre a Ilustração Luso-Brasileira, leia aqui a sua ficha histórica.

 


TRINDADE COELHO - CENTENÁRIO DA MORTE
(1908-2008)


A Câmara Municipal de Lisboa, através da Direcção Municipal de Cultura, em parceria com outras entidades, está a assinalar o centenário da morte do jornalista, escritor e jurisconsulto José Francisco  Trindade Coelho (1861-1908). Conheça os conteúdos que a preparamos para si, aqui.


LEIS DE IMPRENSA

Durante o período conturbado que se seguiu ao golpe de Estado de 28 de Maio de 1926, a censura à imprensa foi imediatamente accionada, ainda que sem enquadramento legal. A 22 de Junho, era publicada em todos os jornais uma nota, assinada pelo 2.º comandante da polícia, que informava que a censura estava estabelecida (visualize, aqui, a edição deste dia d’A Capital, diário republicano da noite, e fique a conhecer os contornos desta nota). Só após a aprovação da nova Constituição, em 1933, temos a institucionalização da censura prévia às publicações periódicas, consagrada no Decreto-lei n.º 22.469, de 11 de Abril, agora disponível em linha, aqui.

Emmérico Nunes na Colecção
da Hemeroteca: Obra Gráfica

  Trindade Coelho, Vida e Obra Cem Anos Depois (1908-2008)

Conferência

Emmérico Nunes, um artista entre duas pátrias

por Isabel Lopes Cardoso
[Centro de História da Arte e de Investigação Artística da Universidade de Évora]

Data: 9 de Outubro, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Centenário da Morte de Trindade Coelho
(1908-2008)

Mostra Documental

Trindade Coelho: Obra Jornalística na
Colecção da Hemeroteca
.
Mostra que visa evidenciar o que mais marca a produção jornalística do escritor e jurisconsulto, isto é, a sua diversidade e o seu envolvimento com temas ou assuntos que lhe servem de matéria-prima. Inclui, entre outros documentos, as “Cartas Alentejanas” publicadas no Diário Ilustrado, crónicas de TC publicadas na Revista Ilustrada e no Branco e Negro, contos editados em diversos jornais e revistas, textos jornalísticos sobre a sua actividade como político e jurisconsulto, e o impacto da morte de TC na imprensa da época.

Em exibição até 14 de Outubro.
Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

 

3.ª Conferência
 

Trindade Coelho, Jurisconsulto
por Luís Bigotte Chorão [Centro de História da Univ. de Lisboa e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Univ. de Coimbra]

Data: 28 de Outubro, às 18 horas
Local: Sala do Espelho
 

Visitas Guiadas
 

Passeios históricos


Três Tiros que Abalaram a Monarquia – O Regicídio de 1908



Passeio literário-jornalístico pelo Bairro Alto, Capital do Jornalismo Português


Ribeiro de Carvalho (1880-1942) – Da Escrita à Política