Em Junho, a propósito do 3.º aniversário da Hemeroteca Digital, colocámos em linha o ano de 1908 da revista O Ocidente, com a promessa de facultar para breve o acesso a toda a colecção. É o que fazemos hoje, com a disponibilização dos seus 1296 números, publicados entre 1878 e 1914, num total de 37 volumes, que representam outros tantos 37 anos de vida, que atestam bem o sucesso editorial deste periódico. A partir de agora, através da Hemeroteca Digital, poderá aceder a uma das mais importantes revistas generalistas e ilustradas publicadas em Portugal durante o último quartel do século XIX, e inícios do século seguinte. O tratamento que é reservado à cidade faz da revista O Ocidente uma fonte incontornável para o conhecimento e história de Lisboa. Por outras palavras: um manancial de dados, informações e imagens que ficam agora ao dispor do público em geral, e dos investigadores, estudantes e professores em particular, aqui, à simples distância de um clique. Para saber mais sobre esta revista leia, aqui, a “entrada” que a Rita Correia lhe dedicou.

 

LEIS DE IMPRENSA
 

Actualizamos esta secção da Hemeroteca Digital com a edição de mais uma lei publicada no Diário de Governo, a 10 de Agosto de 1850. Consulte-a, aqui, e fique a conhecer, entre outros aspectos, “a classificação dos crimes ou delitos cometidos pela publicação do pensamento pela imprensa, por palavras ou escritos”.

EMMÉRICO NUNES NA COLECÇÃO DA HEMEROTECA — Obra Gráfica

Mostra Documental

Mostra da obra gráfica de Emmérico Nunes (EN) existente no acervo da Hemeroteca. É vasta a colaboração do caricaturista na imprensa periódica portuguesa, pelo que esta mostra permitirá revisitar os trabalhos de EN na Ilustração Portuguesa, ABC, Ilustração, Magazine Bertrand, O Riso d' A Vitória, Fantoches, entre outras revistas e jornais.

Em exibição até 15 de Agosto.
Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca


Emmerico Hartwich Nunes : retrato sensível : arte e desenho humorístico na imprensa alemã




Oferta do Museu Nogueira da Silva (Universidade do Minho)