Assinala-se este ano o Cinquentenário das Eleições Presidenciais de 1958, com a comemoração da candidatura do general Humberto Delgado, que, em Maio daquele ano, representou uma expectativa de mudança política para grande parte da população portuguesa. A CML, através da Direcção Municipal de Cultura, associa-se a estas comemorações com um programa conjunto de actividades, com contributos diversos dos seus equipamentos e serviços, direccionados sobretudo para a evocação histórica da campanha eleitoral realizada pelo General sem Medo em Lisboa. A Hemeroteca Municipal participa neste programa com a produção, a digitalização e a disponibilização em linha de um conjunto de documentos e conteúdos importantes para o conhecimento dumas eleições que, por pouco, não derrubavam o regime. Veja, aqui, o que esta biblioteca preparou para si e fique a saber um pouco mais sobre o impacto destas eleições na imprensa da época, sobretudo no jornal República, numa altura em que até os protestos contra a censura são… censurados.

LEIS DE IMPRENSA

Actualizamos esta secção da Hemeroteca Digital com a edição de mais uma lei, publicada no Diário do Governo a 28 de Outubro de 1910. Trata-se da primeira lei de imprensa da I.ª República, saída ainda do primeiro governo provisório, com assinatura de Teófilo Braga, António José de Almeida, Afonso Costa, José Relvas, António Xavier Correia Barreto, Azevedo Gomes, Bernardino Machado e António Luís Gomes. Leia-a, aqui, e conheça o que a República entendia por “exercício do direito de liberdade de imprensa”.

LX: revistas municipais

  Emmérico Nunes na Colecção da Hemeroteca: Obra Gráfica

Mesa Redonda

A Revista Municipal de Lisboa (1939-1988): histórias & memórias

Com a participação de António Trindade e Nuno Ludovice (CML) e de Orlando Capitão, Fernando Castelo Branco, Salete Salvado e Pina Vidal, antigos directores e colaboradores da Revista Municipal. Moderação de Álvaro Costa de Matos (CML)

Data: 29 de Maio, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Visita guiada à Tipografia Municipal

Visita às instalações da Divisão de Imprensa Municipal (Estrada de Chelas), sujeita a inscrição prévia.

Data: 28 de Maio

 

Mostra Documental

Inclui levantamento da colaboração gráfica de Emmérico Nunes na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa

Inauguração: 17 de Junho (18 horas).
Em exibição até 31 de Julho.
Local: Átrio e Escadaria da Hemeroteca

Conteúdos digitais

Disponibilização em linha na Hemeroteca Digital de desenhos, caricaturas e ilustrações de Emmérico Nunes, caídos em domínio público, publicados em revistas e jornais provenientes da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

A partir de 26 de Junho.

Mais informações aqui.