Dando continuidade à digitalização da colecção de periódicos editados pela CML (isto é, ao seu fundo institucional de revistas e jornais), e no cumprimento do anunciado na divulgação do projecto cultural LX: revistas municipais (séculos XIX-XX), noticiamos aqui a colocação em linha de outro título importante, o Anuário da Câmara Municipal de Lisboa. O anuário, publicado entre 1935 e 1937, tinha por objectivo a descrição das principais ocorrências da vida da CML e das actividades desenvolvidas ao longo do ano anterior ao da edição. “No fundamental”, como escreve Rita Correia no estudo histórico que dedica a esta publicação, o anuário “procura retratar o funcionamento da estrutura técnico-administrativa do Município, pelo que a informação é predominantemente de natureza estatística e apresentada sob a forma de quadros, mapas e gráficos.” Incluía também algumas fotografias e elementos cartográficos. Trata-se, portanto, de mais uma fonte importante para a história da cidade de Lisboa e do seu município, agora disponível na Hemeroteca Digital, aqui. Para saber mais sobre este anuário leia aqui a sua ficha histórica.

 

 

LX: revistas municipais (séculos XIX e XX)
 

Mostra bibliográfica e documental

LX: revistas municipais (séculos XIX-XX)

Mostra que reúne publicações periódicas editadas pela CML, organizada a partir das colecções da Hemeroteca Municipal de Lisboa e do Gabinete de Estudos Olisiponenses.

Data: Até 31 de Maio
Local: Átrio e Escadaria da
Hemeroteca

Mini-feira de periódicos

Realização de uma mini-feira de periódicos, na Hemeroteca, a preços simbólicos, de revistas municipais de Lisboa (findas e em publicação).

Data: 22 de Abril a 31 de Maio


 

Ciclo de Conferências

A CML e os seus Periódicos. Da Sinopse à Revista Municipal (1834-1988)


3.ª Conferência

A Imprensa Municipal Lisboeta Oitocentista: subsídios para a sua história
Álvaro Costa de Matos (CML/HML)

Data: 28 de Maio, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Mesa redonda

A Revista Municipal de Lisboa (1939-1988): histórias & memórias
, com a participação de António Trindade, Nuno Ludovice (CML), Orlando Capitão, Fernando Castelo Branco, Salete Salvado e Irisalva Moita, antigos directores e colaboradores da Revista Municipal. Moderação de Álvaro Costa de Matos (HML/CML).

Data: 29 de Maio, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca



Para mais informações clique aqui.