Numa altura em que as relações entre o poder político e a imprensa escrita voltam a estar na ordem do dia, a Hemeroteca Municipal de Lisboa disponibiliza ao público, na sua Hemeroteca Digital, um documento da maior importância para o estudo destas relações numa perspectiva histórica. Falamos das Sessões do Tribunal na Querela do Duque de Saldanha contra o Editor do Periódico dos Pobres, jornal publicado entre 1834 e 1858. O documento resulta duma querela, depois processo judicial, do então Presidente do Conselho, Duque de Palmela, contra o editor João Guilherme de Almeida Pinto, que, em jeito de justificação da sua publicação, perguntava: “Não foi para se justificar perante a opinião pública, que o Duque de Saldanha nos acusou?” Para logo de seguida responder: “Pois bem. Ao público entregamos o processo todo; e para o público apelamos dessa decisão injusta da maioria dos jurados”. O livro inclui uma pequena História do Processo, o Libelo do Duque de Saldanha e as suas provas, a Contestação e as suas provas, os Discursos de Acusação e Defesa, o Relatório do Juiz, a Decisão do Júri e a Sentença – assuntos organizados num índice electrónico, para mais fácil consulta, aqui.

 

 

 

O “Vício da Liberdade”: Jornais e Panfletos Anti-Napoleónicos (1807-1815) - Ciclo de Conferências

Disponibilizamos aqui os textos das comunicações apresentadas neste ciclo de conferências, que teve lugar na Hemeroteca Municipal de Lisboa: Os Panfletos Anti-Franceses, subsídios para a sua história (28 Nov. 2007), por António Ventura, e Invasões Francesas: o esgrimir das penas e os papéis incendiários (6 Dez. 2007), por Rita Correia.

Projecto - LX: revistas municipais (séculos XIX-XX)
 

Mostra bibliográfica e documental

LX : revistas municipais (séculos XIX-XX)

Mostra que reúne publicações periódicas editadas pela Câmara Municipal de Lisboa, organizada a partir das colecções da Hemeroteca Municipal de Lisboa e do Gabinete de Estudos Olisiponenses.

Data: 1 de Abril - 31 de Maio
Local: Átrio e Escadaria da
Hemeroteca


Visitas Guiadas

A Tipografia Municipal

Visita guiada às instalações da Divisão de Imprensa Municipal (Estrada de Chelas). Sujeita a inscrição prévia.

Data: Abril e Maio.

 

 

Ciclo de Conferências

A CML e os seus Periódicos. Da Sinopse à Revista Municipal (1834-1988)


1.ª
Conferência

A Imprensa Institucional: o estado da questão
Mário Matos e Lemos (Jornalista e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra) – a confirmar

Data: 10 de Abril, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

2.ª Conferência

As Revistas Municipais de Lisboa (1933-1973): história e propaganda
Rita Correia (CML/HML)

Data: 17 de Abril, às 18 horas
Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Para mais informações, clique aqui.