Em 1979, após “alguns anos de constrangido adormecimento”, a Revista Municipal de Lisboa reiniciava a sua publicação, com um novo título, Lisboa: revista municipal, e as “necessárias adaptações”. Como então escrevia Aquilino Ribeiro Machado, presidente da CML, os tempos eram outros, pelo que a revista, “além de continuar a acolher gostosamente os ensaios dos historiógrafos de Lisboa”, deveria “ser, igualmente, uma larga janela, através da qual os citadinos mais interessados possam olhar o que se passa no interior da sua edilidade”. Pretendia-se ainda que a “nova” revista se constituísse, por vocação, como “um espaço dominial próprio”, o de Lisboa, onde ficasse “registado tudo o que de mais significante se for produzindo para o conhecimento de Lisboa, quer remontando ao seu passado, quer apontando para o seu futuro”. E foi efectivamente o que aconteceu, até 1988, ano em que terminou a publicação. Por tais motivos, e no cumprimento do seu plano de trabalho, a Hemeroteca Municipal disponibiliza agora em linha a colecção completa desta segunda série, na Hemeroteca Digital, aqui. Um manancial de dados e informações sobre a nossa cidade, agora à distância de um simples clique. Com isto a Hemeroteca Digital dá mais um passo importante na digitalização e difusão do seu fundo documental local. Para breve, a primeira série, num projecto que inclui a digitalização e o acesso em linha a milhares de imagens e textos sobre a capital. Fique atento…

 

Passeios Históricos

Bairro Alto - Capital do Jornalismo Português

Passeio literário-jornalístico percorrerá o Bairro Alto, enquanto antiga capital do jornalismo português.

Data: 29 de Setembro, 16 e 20 de Outubro,
às 15 horas
Ponto de Encontro: Átrio da Hemeroteca

“Três tiros que abalaram a Monarquia”

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe.

Data: 13 e 18 de Outubro, às 10.30 horas
Ponto de Encontro: Terreiro do Paço

 

Tensão na Universidade: A Greve Académica de 1907

Mostra Documental e Bibliográfica

A Greve Académica de 1907: impacto na imprensa da época

O impacto da Greve Académica de 1907 na imprensa foi enorme, sobretudo nos jornais académicos, com tiragens e audiências inéditas. É precisamente o universo dos periódicos, nos primeiros anos do século XX, que se pretende revisitar através das colecções da Hemeroteca.

Local: Átrio e Escadaria da
Hemeroteca
Data: 10 a 31 de Outubro

Mais informações aqui.