O Tratado de Roma, 50 Anos Depois (1957-2007)

25 de Março de 1957. Seis países europeus, a Bélgica, a Alemanha, a França, a Itália, o Luxemburgo e a Holanda, assinavam, em Roma, o tratado fundador da Comunidade Económica Europeia (CEE). O tratado, que ficou para a história, como o Tratado de Roma, representava, depois da criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), em 1952, o segundo passo no sentido de uma Europa Supranacional. Portugal manteve-se, inicialmente, à margem deste processo, fruto das suas relações diplomáticas e económicas com a Inglaterra. Estaria até, com esta, e com outros países europeus, na criação da Associação Europeia do Comércio Livre (EFTA), em 1960, respondendo assim à CEE. O desinteresse português é detectável, por exemplo, na imprensa da época, que pouca atenção deu à assinatura do Tratado de Roma. A censura do regime também não ajudava. O Diário Ilustrado, o Diário Popular, o Diário de Lisboa e a Vida Mundial publicavam as notícias possíveis. Hoje, 50 anos depois, as notícias abundam, com a Internet na linha da frente.


Juntos desde 1957. Comemorar a Europa. 50 anos do Tratado de Roma

Mostra documental

A assinatura do Tratado de Roma: impacto na imprensa da época

A pretexto do cinquentenário do Tratado de Roma, a Hemeroteca Municipal de Lisboa faz uma incursão pelo impacto que a assinatura deste tratado, em 1957, teve na imprensa portuguesa da época. Reúne assim jornais e revistas do seu espólio, numa selecção onde é patente o desinteresse que o assunto mereceu. Descubra as razões, visitando esta mostra documental. Inclui programa de visitas guiadas, para escolas e público adulto.

Data: 26 de Março a 30 de Abril
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

Colóquio: O Tratado de Roma, 50 Anos Depois (1957–2007)

1.ª Conferência
A importância política do Tratado de Roma e o posicionamento de Portugal, por Medeiros Ferreira (Universidade Nova de Lisboa)

Data: 19 de Abril, às 19:15
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

Visitas Guiadas e de Estudo


O Regicídio de 1908: percurso histórico

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia.

Datas: 14 e 28 de Abril (sábado), pelas 11 horas
Ponto de encontro: Terreiro do Paço, junto à estátua de D. José (do lado do rio)

Mais informações aqui.