A CHOLDRA (1926)

“Para o Bom Combate”, assim se apresentava ao público A Choldra, semanário republicano de combate e de crítica à vida nacional, dirigido por Eduardo de Sousa. Com efeito, durante a sua existência, num total de 21 números publicados em 1926, em Lisboa, o combate político aceso seria uma das traves-mestras deste semanário, primeiro contra o governo de António Maria da Silva, depois do 28 de Maio de 1926 contra a Ditadura Militar. A Choldra assumia-se como o porta-voz das “turbas anónimas, espezinhadas e traídas”, lia-se no seu editorial. E mais adiante esclarecia: “Pois bem, a eles (aos idealistas avançados), a nós, moléculas desse corpo imenso que é o Povo, chamam-nos – a Choldra. Seremos a Choldra, queremos ser a Choldra. Orgulhamo-nos desse título honroso”. O semanário contou com a colaboração do Repórter X (Reinaldo Ferreira), Magalhães Lima, José Domingos dos Santos, Aníbal Torres, entre outros. A colaboração plástica era assegurada por Stuart, Nobre e sobretudo Eduardo Farias. Textos e desenhos que podem ser revisitados na Hemeroteca Digital. Para saber mais sobre este semanário, clique aqui.

Visita da Rainha Isabel II a Portugal

Conferência

Contexto jornalístico português em 1957: abordagens e enquadramentos jornalísticos da visita da rainha Isabel II a Portugal
por Carla Baptista (Universidade Nova de Lisboa)

Data: 21 de Março, 18:30
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

 



Mostra Bibliográfica e Documental


A Visita da Rainha Isabel II a Portugal – Impacto na Imprensa da Época (1957-2007)

Assinalando a visita da Rainha Isabel II ao nosso país há 50 anos, a Hemeroteca organiza uma mostra bibliográfica e documental que dá a conhecer o acontecimento através dos muitos jornais e revistas da época existentes no seu espólio. O visitante poderá, assim, constatar o impacto mediático que a visita teve em Portugal, que foi grande, para surpresa do regime.

Data: Até 23 de Março
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Mais informações aqui.