FEIRA DA LADRA – revista mensal ilustrada (1929-1940)

“O público português não lê, actualmente na sua língua, uma publicação periódica no género da Feira da Ladra. Que é então a Feira da Ladra? (…) é, em sumário: um armazém de velharias; um repositório de notícias úteis; um divulgador de inéditos e curiosidades; um orientador de bom gosto; uma fonte inspirativa de artistas e escritores; e, finalmente, uma leitura sã e construtiva”. Com estas palavras a revista apresentava-se aos leitores no conturbado ano de 1929. Lisboa será também um tema recorrente nas páginas da Feira da Ladra, com textos de Vieira da Silva, Matos Sequeira, Fidelino de Figueiredo, entre outros – motivo que pesou para a inclusão desta revista na Hemeroteca Digital. O fundo local disponível é, assim, enriquecido com mais uma colecção da maior importância para o conhecimento da cidade e da sua evolução histórica. Visite a Feira da Ladra, aqui.
 

ARTE PORTUGUESA – revista mensal de belas-artes (1882-1884)

Esta revista foi uma das primeiras a constar no índice de obras digitalizadas da Hemeroteca Digital. Agora que a completamos com a respectiva ficha histórica é um bom pretexto para a revisitarmos, aqui, e fique a saber mais sobre a arte portuguesa no final do século XIX.

Visita da Rainha Isabel II a Portugal

Conferências

Visita de Isabel II a Portugal, 50 anos depois – Uma perspectiva política e diplomática
por António Valdemar (Jornalista, investigador e membro da classe de letras da Academia das Ciências de Lisboa)

Data: 7 de Março, 18:30
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

Contexto jornalístico português em 1957: abordagens e enquadramentos jornalísticos da visita da rainha Isabel II a Portugal
por Carla Baptista (Universidade Nova de Lisboa)

Data: 21 de Março, 18:30
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Mostra Bibliográfica e Documental

A Visita da Rainha Isabel II a Portugal – Impacto na Imprensa da Época (1957-2007)

Assinalando a visita da Rainha Isabel II ao nosso país há 50 anos, a Hemeroteca organiza uma mostra bibliográfica e documental que dá a conhecer o acontecimento através dos muitos jornais e revistas da época existentes no seu espólio. O visitante poderá, assim, constatar o impacto mediático que a visita teve em Portugal, que foi grande, para surpresa do regime.

Data: Até 31 de Março
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

Visitas Guiadas

O Regicídio de 1908: percurso histórico


Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, a 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia através dos seguintes contactos:

Datas: 3 e 17 de Março, às 11 horas
Ponto de encontro: Terreiro do Paço, junto à estátua de D. José (do lado do rio)

Mais informações aqui
.