A Visita da Rainha Isabel II a Portugal: 50 Anos Depois (1957-2007)

Assinalando o cinquentenário da visita da Rainha de Inglaterra a Portugal, a Hemeroteca Digital dá-lhe a conhecer a reacção, efusiva e surpreendente, dos alfacinhas, bem como a recepção da Câmara Municipal nos Paços do Concelho - momentos que podem ser revisitados no número 72 da Revista Municipal. Conheça, ainda, o programa de actividades culturais que a Hemeroteca e o Gabinete de Estudos Olisiponenses prepararam para si. A não perder, aqui.

 



Rodrigues Sampaio, político e governante da Regeneração


Nova recensão, desta vez à conferência de José Miguel Sardica (UCP/FCH), que teve lugar na Biblioteca – Museu República e Resistência (15 Nov. 2006), no âmbito do Ciclo de Colóquios António Rodrigues Sampaio, Jornalista e Político. À distância de um clique,
aqui.

Mostra Bibliográfica e Documental

A visita da Rainha Isabel II a Portugal – Impacto na Imprensa da Época (1957-2007)

Assinalando a visita da Rainha Isabel II ao nosso país há 50 anos, a Hemeroteca organiza uma mostra bibliográfica e documental que dá a conhecer o acontecimento através dos muitos jornais e revistas da época existentes no seu espólio. O visitante poderá, assim, constatar o impacto mediático que a visita teve em Portugal, que foi grande, para surpresa do regime.

Data: De 16 de Fevereiro a 31 de Março
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

  Visitas Guiadas

O Regicídio de 1908: percurso histórico

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia através dos seguintes contactos:

Datas: 24 de Fevereiro, às 11 horas
Ponto de encontro: Terreiro do Paço, junto à estátua de D. José (do lado do rio)


Mais informações aqui.