O mensageiro escolar (1933)

Ontem como hoje discute-se a educação como um tema central do desenvolvimento das sociedades. Neste debate, o contributo dos professores e dos estudantes assume especial relevância, enquanto agentes do sistema escolar. Daí a importância em revisitar os seus jornais e revistas, onde facilmente constatamos que muitos dos diagnósticos e soluções hoje apresentados há muito foram identificados e preconizadas. Razões de sobra para a Hemeroteca Digital retomar o seu projecto de Digitalização da Imprensa Académica Portuguesa, desta vez com a edição, em linha, d´O Mensageiro Escolar, mensário publicado em Azaruja, no distrito de Évora, e que nos dá informações preciosas sobre o que era a escola na periferia do país, em 1933.
 

 

Rodrigues Sampaio na toponímia de Lisboa...

Aproveitamos a oportunidade para publicar mais uma recensão crítica às conferências sobre Rodrigues Sampaio, desta vez à comunicação de Ana Homem de Melo (CML/GEO), apresentada no Gabinete de Estudos Olisiponenses (23/11/2206), e disponível na Hemeroteca Digital, aqui.

Visitas Guiadas

O Regicídio de 1908: percurso histórico

Visita guiada aos locais relacionados com o assassínio, em 1 de Fevereiro de 1908, do rei D. Carlos I e do príncipe Luís Filipe, sujeita a inscrição prévia através dos seguintes contactos:

Datas: 10 e 24 de Fevereiro, às 11 horas
Ponto de encontro: Terreiro do Paço, junto à estátua de D. José (do lado do rio)

 

Mostra Bibliográfica e Documental

A Visita da Rainha Isabel II a Portugal – Impacto na Imprensa da Época (1957-2007)

Assinalando o cinquentenário da visita da Rainha Isabel II ao nosso país, a Hemeroteca organiza uma mostra bibliográfica e documental que dá a conhecer o acontecimento através dos muitos jornais e revistas da época existentes no seu espólio. O visitante poderá assim constatar o impacto mediático que a visita teve em Portugal, que foi grande, para surpresa do regime.

Data: De 16 de Fevereiro a 31 de Março
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

Mais informações aqui.