Imprensa Académica Portuguesa (1820–1926)

A maior parte do espólio bibliográfico da Hemeroteca provém do Depósito Legal, do qual a biblioteca é beneficiária desde 1931. No entanto, o enriquecimento e actualização do seu espólio não se esgota aqui, fruto de uma política de aquisições que, nos últimos anos, tem privilegiado sobretudo a supressão das lacunas existentes, datadas sobretudo do século XIX e início do século XX. Esta política tem inclusivamente proporcionado a realização de mostras bibliográficas temáticas, que têm por objectivo a divulgação pública das aquisições feitas pela Hemeroteca. Aqui propomos uma visita a um núcleo – adquirido em 2000 e 2001 - constituído por jornais e revistas académicas publicados em Portugal, entre 1820 e 1926, e que agora disponibilizamos em formato electrónico.

 

     

 













Programação cultural

 

Jorge Borges de Macedo: da História como problema - Ciclo de Conferências

2.ª Conferência
Jorge Borges de Macedo e a história da cultura ou “a imensa diversidade do humano”. Algumas notas de leitura, por Raul Rasga (EPRAL)

Data: 11 de Abril de 2006, 19 horas
Local: Biblioteca Municipal Central

3.ª Conferência

Jorge Borges de Macedo: entre a Europa e o Atlântico, por Paulo Miguel Rodrigues (UMa)

Data: 20 de Abril de 2006, 19 horas
Local: Gabinete de Estudos Olisiponenses

4.ª Conferência
Da História Social em Jorge Borges de Macedo,
por Carlos Cunha (Investigador)

Data: 27 de Abril de 2006, 19 horas
Local: Biblioteca Museu República e Resistência

   

Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Mesa Redonda

Direitos de autor nas publicações periódicas com Vanda Guerra (Directora do Contencioso da Sociedade Portuguesa de Autores), Horácio Serra Pereira (Chefe do Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jornalistas) e Nuno Gonçalves (Director do Gabinete do Direito de Autor), moderada por Álvaro Costa de Matos (HML/GEO).

Data: 18 de Abril de 2006, 19 horas
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

Mais informações aqui.