Hemeroteca Digital: Imagens de um ano de trabalho…


Em 2006, a Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML), através da Hemeroteca Digital (HD), disponibilizou cerca de 30.000 páginas de periódicos, colocando na Internet 21 novos títulos de jornais e/ou revistas! As metas que traçou foram assim largamente ultrapassadas, fruto da dedicação e do profissionalismo dos seus colaboradores, num trabalho que é colectivo.

Em sintonia com a época, que é festiva e de balanço, a HD faz questão de partilhar com os seus utilizadores e com o público em geral alguns dos indicadores que reflectem o trabalho que desenvolveu no ano de 2006. Afinal, a única razão que pode sustentar a existência da HD é o serviço que presta à comunidade, inovando na forma de apresentar e disponibilizar o espólio que a HML gere, reinventando-lhe o interesse e contribuindo assim para a conservação e difusão de uma memória que é de todos.

O trabalho desenvolvido, cujos números referimos anteriormente, ocupou parte significativa das energias da equipa da HD. Com o objectivo de fornecer informação útil sobre os periódicos acessíveis na HD, muitas das edições em linha foram ainda complementadas com a criação de novos conteúdos informativos, sob a forma de “Fichas Históricas”, produzidas internamente, ou de estudos aprofundados, realizados por investigadores nacionais, resultado duma colaboração externa que muito tem contribuído para valorizar este projecto.

No quadro da programação regular da HML, destaque também para o empenhamento da HD na investigação, digitalização e alinhamento de conteúdos tendo em vista a oferta de exposições bibliográficas e documentais sobre determinadas temáticas: Exposição do Mundo Português (Junho de 1940); Regicídio (Fevereiro de 1908); Jorge Borges de Macedo, 10 Anos Depois (1996-2006); 25 de Abril de 1974; Santo António; Bicentenário do Nascimento de António Rodrigues Sampaio (1806-1882), entre outras.

A HD é, pois, uma peça essencial para o prosseguimento da missão e dos objectivos da HML enquanto biblioteca especializada e espaço de cultura ao serviço da Cidade de Lisboa. A equipa da HD está pronta para colaborar consigo nas suas investigações e trabalhos. Saiba como aqui.

Boas Festas e um Óptimo Ano Novo!