A
Hemeroteca Digital (HD) é um projecto desenvolvido pela Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) no âmbito do Departamento de Bibliotecas e Arquivos. Criada em 5 de Junho de 2005 contou, desde o seu início, com a colaboração decisiva do Departamento de Modernização Administrativa e Gestão da Informação.

  Apoiando-se nas tecnologias da informação e comunicação, a HD tem como principal objectivo promover o acesso e a divulgação de algumas das publicações periódicas, de elevado interesse cultural, histórico, social e/ou político, provenientes do espólio da HML e que caíram no domínio público. Simultaneamente, este projecto permite assegurar a preservação de um património bibliográfico de valor patrimonial ímpar.

  A HD oferece já 17 colecções em formato electrónico, visualizáveis em HTML e em PDF, fácil e intuitivamente navegáveis e desfrutadas, que se traduzem em milhares de páginas digitalizadas.

  Destas colecções destacamos, por exemplo, A Capital: diário republicano da noite, publicado entre 1910 e 1938 [digitalizado até 1922], a Revista dos Centenários, órgão da Comissão Executiva da Comissão Nacional dos Centenários, presidida por António Ferro, saída entre 1939 e 1940, a revista surrealista Pirâmide, que veio a lume entre Fevereiro de 1959 e Dezembro de 1960, os Fantoches, de Rocha Martins, editados em 1914, o jornal satírico O Riso da Vitória, de Jorge Barradas, lançado pouco depois da Primeira Guerra Mundial.

  A HD disponibiliza também outros conteúdos digitais, como as exposições virtuais, produtos editoriais, efemérides, resultantes da actividade da HML, seja no âmbito da sua programação cultural e educativa, seja no desenvolvimento de projectos transversais com outros equipamentos da CML.

  Sensíveis às necessidades informativas dos seus utilizadores, a HD disponibiliza ainda um vasto leque de recursos informativos relacionados com o mundo da imprensa, bem como um conjunto de serviços em linha que visam agilizar e simplificar o contacto do utilizador com os recursos da biblioteca: acesso directo ao catálogo das BLX, informação bibliográfica orientada, digitalização e imagem, entre outros.

  Visite-nos em http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/, dê-nos sugestões, ajude-nos a construir e a desconstruir a Hemeroteca Digital.

  Quinzenalmente, dar-lhe-emos conta dos projectos e colecções que criámos a pensar em si.