O mensageiro : jornal académico do Liceu de D. Manuel II

“Ler, escrever e contar não constitui senão o objectivo preliminar: a leitura, a escrita e o cálculo são apenas os instrumentos necessários de uma obra de educação popular”. Estas palavras, publicadas no número 12 d’ O Mensageiro, de 1954, alertavam para o velho problema do analfabetismo em Portugal. Em 1950 a taxa de analfabetos rondava os 40,3%, ainda muito distante dos países mais desenvolvidos da Europa, com taxas residuais, e que tinham ultrapassado este problema nos finais do século XIX. Este e outros assuntos encontravam eco no jornal académico do Liceu de D. Manuel II, O Mensageiro, agora digitalizado pela Hemeroteca Municipal, no âmbito do Projecto de Digitalização da Imprensa Académica Portuguesa. O jornal, publicado no Porto, e orientado por Óscar Lopes, é também um importante testemunho do liceu, pelo que não deixe de revisitar a sua história, que é também a história da educação em Portugal.

Bicentenário do Nascimento de António Rodrigues Sampaio (1806-1882)

Exposição documental

Rodrigues Sampaio na Hemeroteca de Lisboa: o olhar da imprensa escrita e ilustrada…

Incursão pela vida e a obra de uma das mais destacadas figuras do liberalismo português, a partir do olhar da imprensa escrita e ilustrada. Com a divulgação destes testemunhos, escritos e imagens, pretende-se contribuir para um melhor conhecimento do legado de António Rodrigues Sampaio, seja como jornalista e panfletário, seja como político e governante da Regeneração (1851-1891).

Data: 17 de Outubro a 11 de Novembro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

 

 

Ciclo de Colóquios António Rodrigues Sampaio (1806-1882), Jornalista e Político

I.º Colóquio: Rodrigues Sampaio, Jornalista e Panfletário

1.ª Comunicação
Rodrigues Sampaio e A Revolução de Setembro, por José Manuel Tengarrinha (UL/FL)
Data: 19 de Outubro, 19:15

Local: Sala do Espelho da Hemeroteca

Visita guiada

Visita guiada à exposição documental Rodrigues Sampaio na Hemeroteca de Lisboa: o olhar da imprensa escrita e ilustrada.

Data:  às 4.ª e 6.ª-feiras, às 11 ou 15 horas, de 17 de Outubro a 30 de Novembro
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa

Mais informações aqui.