Rotas Académicas…

O Projecto de Digitalização da Imprensa Académica Portuguesa não pára. Desta vez, noticiamos aqui a digitalização de mais duas publicações, com o mesmo título. A Rota: quinzenário académico do Colégio Andrade Corvo, e a outra Rota: de universitários para universitários. A primeira, mais modesta, foi publicada no final dos anos 40, em Torres Novas. Dedicada “aos novos que estão iniciando a sua marcha ao longo da Rota do Saber”, tinha como grande objectivo a divulgação de conhecimentos úteis pelos estudantes do colégio.
A segunda, mais ambiciosa, saiu em Maio de 1958, rivalizando assim com outras publicações do género, como a Quadrante, anunciada na anterior Newsletter. A Rota, publicada na Faculdade de Medicina de Lisboa, pretendia afirmar-se como “um novo jornal universitário ao serviço da universidade”, fazendo da colaboração íntima de professores e alunos uma das suas principais bandeiras. Era a sua forma de refutar a luta de classes “em que Mestres se queiram sobrepor a Alunos ou Alunos se queiram sobrepor a Mestres”. Razões de sobra para uma visita à imprensa académica que se fazia no Portugal de Salazar…


 

Mostras Bibliográficas e Documentais

Aquisições da Hemeroteca – 4.ª Mostra Bibliográfica e Documental


Divulgação das espécies bibliográficas da Hemeroteca, adquiridas durante o primeiro semestre de 2006. Assinale-se a exibição de colecções de periódicos do século XVIII e XIX, como, por exemplo, o Mercúrio Britânico, o Jardim Literário, o Museu Ilustrado e A Corja.

Data: 1 a 15 de Setembro de 2006
Local: Átrio e escadaria
da Hemeroteca

De Lisboa ao Carregado há 150 Anos: Impacto na Imprensa da Época...

No âmbito dos 150 anos da inauguração do primeiro troço do caminho-de-ferro
Lisboa–Carregado, em 1856, pretende-se
mostrar o impacto que este acontecimento teve na imprensa da época. Para o efeito, recorre-se a documentação proveniente do acervo bibliográfico da Hemeroteca. A exposição será acompanhada de projecção vídeo com conteúdos complementares
às peças expostas.

Data: 18 de Setembro a 14 de Outubro
Local: Átrio e escadaria da Hemeroteca

  Visita Guiada

O Palácio dos Condes de Tomar

Visita guiada, mediante marcação prévia,
ao Palácio dos Condes de Tomar,

onde se encontra instalada a Hemeroteca, desde 1973.

Data: 30 de Setembro, 11 horas
Local: Hemeroteca Municipal de Lisboa
 

 

 











Mais informações aqui.